Veja aqui as melhores séries disponíveis nas principais plataformas, por Paulo Gustavo Pereira*.
RIPLEY (2024)
Gênero: aventura (1ª Temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Tom Ripley é um dos personagens mais interessantes da literatura e do cinema. Criado por Patricia Highsmith no livro O Talentoso Sr. Ripley (1955), apareceu pela primeira vez no cinema interpretado por Alain Delon no filme O Sol por Testemunha (1960). Voltou à notoriedade em O Talentoso Ripley (1999), interpretação fantástica de Matt Damon. Ripley é um notório estelionatário que vive aplicando golpes em Nova York. Um dia, recebe proposta de um construtor de barcos de ir à Itália, e começa a desenvolver um plano para assumir a identidade (e o dinheiro) do filho do construtor. Criada e dirigida por Steven Zaillian, ganhador do Oscar pelo roteiro de A Lista de Schindler (1994), a série foi filmada em preto e branco, numa fotografia que dá o clima sinistro onde Ripley vai aplicar seu maior golpe. Aliás, Andrew Scott, o ator britânico revelado na série Sherlock, assume o sotaque novaiorquino do personagem, transformando-se no perfeito sociopata imaginado por Patricia Highsmith.
THE WALKING DEAD – DEAD CITY (2023)
Gênero: terror (1ª Temporada, 7 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Primeiro spin-off da consagrada série sobre zumbis, adaptação dos quadrinhos de Robert Kirkman. Durante 11 temporadas, o público acompanhou os sobreviventes do apocalipse tentando se estabelecer em algum ponto dos EUA. Agora, seis anos após os eventos da última temporada, dois deles chegam a uma Nova York praticamente dominada pelos zumbis. Maggie (Lauren Cohan) e Negan (Jeffrey Dean Morgan) deixam o passado de lado e viajam na esperança de localizar o filho de Maggie, sequestrado pelo zumbi croata (Zeljko Ivanek, de Senhora Secretária). A série tem a mesma tensão da original.
SUGAR (2024)
Gênero: policial (1ª Temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Apple TV+ (trailer)
Estreia do brasileiro Fernando Meirelles (Dois Papas, Cidade de Deus) no formato série, dirigindo o astro Colin Farrell. Ele faz John Sugar, investigador especializado em pessoas desaparecidas. Seu último caso foi localizar em Tóquio o filho raptado de um dos chefes da Yakuza, a máfia japonesa. Ele recebe convite para ir à casa de Jonathan Siegel (James Cromwell), lendário produtor de Hollywood. Ao chegar, é informado do desaparecimento de Olivia, neta de Siegel. Mas, nas investigações logo percebe que existe algo mais complicado, começando com um corpo desconhecido dentro do carro de Olivia. A trama vai ficando mais séria quando os sintomas de uma doença degenerativa começam a dificultar a vida do detetive. A série foi criada por Mike Protecevich, roteirista de Eu Sou a Lenda e Thor. Fã de filmes de detetive, especialmente o Cinema Noir dos anos 40, ele mistura imagens de vários filmes para mostrar os passos de Sugar em direção ao perigo. Interessante é que os episódios são narrados pelo próprio Sugar, numa referência a clássicos do gênero como Relíquia Macabra (1941), Fuga do Passado (1947) e Os Corruptos (1953). Curiosidade: numa das cenas, Sugar ganha de sua sócia Ruby a arma usada por Glenn Ford nesse último filme.
EXTRAORDINÁRIA
(Extraordinary, 2023)
Gênero: comédia (2 temporadas, 16 episódios)
Onde assistir: Star+ (trailer)
Imagine um lugar onde todas as pessoas possuem um superpoder. Podem voar, escutar pessoas conversando ao longe, voltar no tempo… Quis o destino que você ainda não desenvolveu o “seu” poder. Ficaria frustrado ou procuraria alguém para lhe ajudar? Foi o que aconteceu na 1ª temporada com a jovem Jen (Máiréad Tyers, do filme Belfast), que entra numa clínica especializada em descobrir por que ela não tem poderes. Começa então a fazer uma terapia que revela os bloqueios de sua mente. A cada nova visita, ela descobre algo novo que ajuda a entender seu drama. Comédia britânica clássica, com humor ácido e situações bem alucinadas.
NELL – A RENEGADA
(Renegade Nell, 2024)
Gênero: aventura épica (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Disney+ (trailer)
A Disney parece não ter tido sorte com séries lideradas por personagens femininos, como Ms. Marvel e Eco. Não é o caso dessa divertida produção inglesa sobre uma lendária jovem que ousou desafiar a corte da rainha Anne, no século 18. Não é nenhuma pregação enaltecendo a rebeldia da personagem Nell Jackson, feita pela brilhante Louisa Harland, da comédia Derry Girls (Netflix). Numa época em que as mulheres não tinham direito de se expressar, a jovem viúva é acusada injustamente de assassinato. Além de se defender, ela precisa proteger suas duas irmãs, Roxy (Bo Bragason) e George (Florense Keen). Quando está em perigo real, Nell é ajudada por um pequeno elfo chamado Billy Blind (Nick Mohammed, de Ted Lasso). Ao mesmo tempo, um ministro do reino que tem poderes sobrenaturais invoca criaturas das trevas para derrubar o governo. Tudo isso num clima de divertida aventura do gênero capa-e-espada.
HOMENS DA LEI: BASS REEVES
(Lawmen: Bass Reeves, 2023)
Gênero:
Onde assistir: Paramount+ (trailer)
Taylor Sheridan se revelou um dos melhores contadores de histórias para a TV, adicionando o cenário do oeste americano a produções como Yellowstone e Tulsa King. Ele é fascinado pelo faroeste, gênero cinematográfico tipicamente americano e que gerou grandes momentos no cinema e na televisão. Essa nova produção explora uma lenda, o ex-escravo e delegado federal Bass Reeves, que trabalhou como homem da lei no estado do Arkansas durante mais de trinta anos. Conseguiu impedir vários massacres de tribos indígenas na região, quando voltou para sua casa ao final da Guerra da Secessão. A série mostra seus primeiros anos como delegado federal e suas dificuldades para impor a lei e a ordem, num território praticamente sem lei. Bass é interpretado por David Oyelowo, dos filmes Selma: Uma Luta por Igualdade e Um Mordomo na Casa Branca. Ainda no elenco, dois ilustres veteranos: Donald Sutherland (Jogos Vorazes) e Dennis Quaid (O Dia Depois de Amanhã).
AVATAR: O ÚLTIMO MESTRE DO AR
(Avatar: The Last Airbender, 2024)
Gênero: fantasia (1ª Temporada, 10 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Desde que foi ao ar em 2005, no canal Nickelodeon, a série animada Avatar: A Lenda de Anng ganhou milhares de fãs. A história criada por Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko mostra um mundo de fantasia dividido em raças relacionadas aos elementos químicos clássicos: Fogo, Terra, Água e Ar. Nesse mundo, os guerreiros do Fogo estão caçando o Avatar conhecido como último Mestre do Ar, o ser que poderá por ordem entre as nações e o único com poder suficiente para enfrentar os guerreiros do Fogo. Só que o jovem Aang, último representante do Ar, ainda está desenvolvendo seus poderes para ajudar na luta contra o caos. O mesmo clima de aventura foi criado para esta série, apenas com diferenças em relação à violência gráfica. Ela existe, mas não compromete a série que continua sendo um bom entretenimento para a família.
A ESPOSA DO MEU MARIDO
(Marry My Husband, 2024)
Gênero: romance (1 temporada, 16 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Ninguém pode contestar que os doramas coreanos estão entre as produções mais criativas em termos de roteiro. Seja uma comédia, drama ou fantasia, essas produções conseguem prender a atenção em suas temporadas únicas de 16 episódios. O dorama da vez mostra como o destino de uma pessoa pode ser alterado, mas com resultados surpreendentes. A jovem Kang é trabalhadora, mas tem um casamento questionável. Seu marido Park está desempregado e não parece se preocupar com isso. Para complicar, Kang está com câncer e descobre que o marido a está traindo. Numa discussão, ela é morta por ele. Instantes seguintes, Kang acorda dez anos antes, quando ainda estava namorando com Park. Eis o destino dando a oportunidade para Kang mudar seu futuro, mesmo sabendo que terá de enfrentar a grave doença quando os dez anos se passarem, no estilo De Volta para o Futuro. Comovente e bem romântica, é uma boa sugestão para quem ainda não assistiu a um verdadeiro dorama coreano.