Além de lançar nos últimos anos a linha de receivers Aventage, uma das mais avançadas do mercado (veja aqui), a Yamaha continua comercializando os modelos da linha RX (V6A e V4A), de custo mais baixo. O primeiro é um Dolby Atmos de 7.2 canais, enquanto o RX-V4A vem com 5.2 canais em processamentos Dolby TrueHD e DTS-HD.
Ambos trazem entre seus diferenciais o sistema YPAO de análise acústica do ambiente, exclusivo da marca japonesa, que calibra automaticamente a resposta de cada canal de acordo com as características da sala. Outro diferencial é a possibilidade de comandar o receiver via comandos de voz, escolhendo entre os assistentes Alexa, Google e Siri – nos três casos, é necessário adquirir à parte uma caixinha compatível com o assistente.
O modelo V6A traz, além do processamento de áudio imersivo, potência especificada em 100W RMS a 8 ohms, com distorção THD de apenas 0,006% na medição com 2 canais ativados. Oferece 7 entradas e 1 saída HDMI com capacidade para trafegar vídeo 4K a 120Hz, além de entrada PHONO e saída pré-amplificada Zone2.
Já o RX-V4A libera 80W em 5.2 canais a 6 ohms, com 4 entradas e 1 saída HDMI. Os dois novos receivers Yamaha possuem conversor DAC de alta performance (384kHz, 32-bit) e são compatíveis com música de alta resolução, nos formatos FLAC, AIFF e DSD, entre outros. Segundo a empresa, utilizam um recurso de expansão da música comprimida, que faz upscaling de conteúdos gravados em 44.1 e 48kHz para 96kHz.
Segundo a Yamaha, ambos são dotados da tecnologia CINEMA DSP 3D, com modos pré-ajustados para filmes, música de estúdio e shows. Esse software é baseado em captações feitas pela empresa japonesa em salas de concerto e casas de show pelo mundo afora.
Para esses produtos, a Yamaha desenvolveu também processamentos de vídeo importantes na reprodução de games: ALLM, modo de baixa latência, e VRR, para ajustar a taxa de atualização da tela.
Para mais informações sobre os dois novos receivers Yamaha, visite este endereço.
FONTE: Yamaha Musical do Brasil
Temas relacionados:
Exclusivo: testamos o receiver Yamaha com IA e 9.2 canais de 150W
Receiver slim da Anthem pode ser instalado até na parede