Conhecida por inovações como o tweeter de berílio com cúpula invertida e o cone W Sandwich (veja aqui), a Focal está lançando novos aprimoramentos. A nova série Aria Evo X, distribuída exclusivamente pela Audiogene, utiliza linho francês nos cones, além de um novo tipo de tweeter.
Segundo a fabricante francesa, o cone Flax é formado por uma membrana de fibra de linho revestida por duas camadas de fibra de vidro. A empresa informa ter investido durante cinco anos na pesquisa desse material, que além da aparência refinada proporciona uma combinação de leveza e rigidez, com maior neutralidade sonora.
Além desse cone, as caixas Aria Evo X traz o tweeter TAM, com perfil de alumínio/magnésio em M, que amplia os ângulos de dispersão dos agudos e atinge picos de 30kHz. Essas caixas utilizam ainda a suspensão TMD, patente da Focal, que estabiliza o cone Flax e controla as vibrações indesejadas.
A linha Aria Evo X é composta por três torres, uma bookshelf e uma caixa central. A mais avançada é a torre N4, com dois woofers Flax de 8” e um midrange Flax de 6,5”. Um diferencial do modelo N3 é que possui três woofers Flax e duas saídas de ar frontais (nas outras caixas da série, há apenas uma saída). Segundo a Focal, o Powerful Multi-Port na N3 traz vários dutos internos para saída de ar mais eficiente.
Juntamente com a Aria Evo X, estão chegando ao Brasil as caixas de embutir Focal CI300, que também utilizam a tecnologia Cone Flax. Está disponível ainda a caixa compacta Dôme Flax (foto), em formato redondo com 14cm de diâmetro, com o mesmo tipo de cone, para montagem sobre a parede (on-wall).
Para mais detalhes sobre a linha completa Aria Evo X, clique aqui.
FONTE: Audiogene/Focal
Temas relacionados:
Focal traz caixas acústicas com cone de carbono reciclado
Como escolher caixas acústicas: as dicas de um especialista