Num grande evento em São Paulo, o Grupo MK, dono da marca japonesa Aiwa, anunciou um novo contrato de patrocínio e mais investimentos na ampliação de suas linhas de áudio e vídeo. Após adquirir a antiga fábrica da Sony (foto) em Manaus, em 2021, o grupo licenciou a marca Aiwa, que pertencia à própria Sony, mantendo todos os funcionários e os equipamentos da planta.
A Aiwa lançou seus primeiros modelos de TV no Brasil em 2023, e este ano está reforçando a linha com TVs de 32 até 75 polegadas. O foco, segundo o fundador e presidente Giovanni Cardoso, é disputar uma parcela do mercado hoje atendido por Samsung e LG, embora não com telas maiores (veja aqui).
“Hoje, uma TV de seis anos já está obsoleta, pois as tecnologias evoluem muito rapidamente”, diz Cardoso. “Acreditamos que haja cerca de 40 milhões de TVs nessas condições instaladas hoje nas residências do país. Estamos oferecendo a esses consumidores a oportunidade de trocar por uma TV Aiwa, que traz os mesmos recursos das melhores do mercado”.
O modelo mais avançado da marca este ano (AWS-TV-BL-01-G 4K, de 65” e 75”) utiliza o sistema Google TV, com Dolby Vision, Dolby Atmos virtual, 4 entradas HDMI e Blue Protect, película de proteção para os olhos contra os raios azuis do painel RGB. Com Android TV, sistema anterior, estão em linha os modelos 4K AWS-TV-55-BL-01, de 55”, com 4 HDMI, e AWS-TV-50-BL-02-A, de 50”, com 3 HDMI.
Segundo Cardoso, a empresa começou sua operação em 2021 com os 220 funcionários que vinham da Sony, e possui atualmente 1.400, com planos de chegar a 1.700 até o final do ano. No segmento de áudio, sua aposta é nas caixas do tipo Boombox, com projeção de atingir market-share de 50% em 2025.
Durante o evento, a empresa anunciou parceria com a WTorre para ser patrocinadora do Allianz Parque (SP), hoje uma das principais arenas de esportes e entretenimento do país. Com dois telões de 100”, o espaço contará ainda com mais de 500 TVs Aiwa espalhadas pelos camarotes, salões de eventos e demais dependências.
FONTE: Aiwa
Temas relacionados:
Nova TV TCL de 98” traz vários recursos do Google
Vídeo: veja como funciona a TV QLED 98” da Samsung