Veja aqui as melhores séries disponíveis nas principais plataformas, por Paulo Gustavo Pereira*.
O CASAL PERFEITO
(The Perfect Couple, 2024)
Gênero: comédia (1ª Temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
A frase “nada é o que parece” pode ser o resumo desta adaptação do romance de mistério escrito por Elin Hilderbrand em 2018. A história se passa num fim de semana na casa de Greer e Tag Wilbury (Nicole Kidman e Liev Schreiber), numa ilha paradisíaca de Massachusetts. É o dia do casamento de seu filho Benji com a jovem Amelia. Tudo preparado para ser o maior evento social do ano… até que ocorre a morte de uma das damas de honra. Como acontece nessas situações, a lista de suspeitos é grande. E Greer, a dona da festa, nunca escondeu seu desagrado com esse casamento, mesmo dando todo o apoio para a celebração. Se todos são suspeitos, por que matar a dama de honra, grande amiga da noiva? Que tipo de informações foram caladas com sua morte? Algo sobre os Wilbury? Ou sobre a família da noiva? Respostas, a cada novo episódio dessa divertida trama de mistério.
IMPUROS (2018-2024)
Gênero: drama policial (5 temporadas, 50 episódios)
Onde assistir: Disney+ (trailer)
Esse grande sucesso da dramaturgia nacional no streaming ganha sua 5ª Temporada, mostrando o crime organizado brasileiro cada vez mais ocupando seu lado acima da lei. Criada por Alexandre Fraga, a série mostra o surgimento de uma grande organização criminosa no Rio de Janeiro, nos anos 90, controlada por Evandro (Raphael Logam), que decide vingar o irmão traficante morto pela polícia. Na busca pela vingança, Evandro cruza o caminho do policial Morello, que vai resultar num violento confronto entre os dois. Nesta 5ª Temporada, Evandro é o grande traficante de cocaína que até exporta para outros países. Mas novos e ambiciosos inimigos querem tomar o que ele conquistou violentamente. E Morello, por sua vez, forja uma questionável aliança para enfrentar Evandro.
O SENHOR DOS ANÉIS – OS ANÉIS DE PODER
(Lord of the Rings – The Rings of Power, 2022-24)
Gênero: aventura épica (2 temporadas, 15 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Mais uma temporada da clássica saga, que estreou com grande sucesso dois anos atrás, mostrando fatos ocorridos décadas antes do início. O ressurgimento de Sauron (Charlie Vikers), que é o próprio mal encarnado, causa apreensão até mesmo entre os elfos, especialmente quando Galadriel revela que acidentalmente deixou o ser das trevas escapar. A ideia de criar os anéis com poder para impedir Sauron e seu plano de dominação ganha forma em três peças entregues aos líderes elfos. O que ninguém esperava é que Sauron, nas trevas, iria criar seu próprio anel para dominar os outros anéis. Os povos da Terra-Média sabem que para enfrentá-lo terão que superar suas diferenças. Para os fãs, além da trama valem os cenários e as batalhas recheadas de figuras exóticas, numa produção tecnicamente primorosa.
THE ROOKIE (2017-2024)
Gênero: policial (7 temporadas, 109 episódios)
Onde assistir: Universal+ (trailer)
Na 7ª Temporada desta série baseada na vida dos policiais jovens de Los Angeles, a ameaça é um grande golpe contra um banco federal. Após ser pego numa emboscada, o agente Nolan (Nathan Fillion, visto em Guardiães da Galáxia 3) descobre o plano, mas sem muitas pistas. Decide então investigar atentados que aconteceram na temporada anterior e… Assim, acompanhamos a investigação e também as ramificações geradas pelo casamento de Nolan com a socorrista Baley (Jenna Dewan); o exame para detetive que mexe com a vida da guarda Lucy Chen (Melissa O’Neil) está entre os momentos mais divertidos. Criação de Alexis Hawley, de Castle e The Following.
OS OUTROS (2023)
Gênero: drama (2 temporadas, 24 episódios)
Onde assistir: Globoplay (trailer)
Este é um drama familiar situado num condomínio de luxo no Rio de Janeiro. A criação de Lucas Paraízo (autor de Sob Pressão) foca nos conflitos entre os moradores que pertencem à mesma classe social e sua dificuldade para lidar com problemas de relacionamento. Uma briga entre os filhos de dois casais vizinhos – Wando/Mila (Milhem Cortaz/ Maeve Jinkings) e Cibele/Amancio (Adriana Esteves/ Thomas de Aquino) ultrapassa os limites da sensatez, indicando que pacificar os ânimos será tão complicado quanto promover a paz entre Rússia e Ucrânia. A nova temporada começa dois anos depois da briga, quando muita coisa ficou mal resolvida.
911 (2018-2024)
Gênero: drama de ação (8 temporadas, 109 episódios)
Onde assistir: Disney+ (trailer)
Quando o roteirista e produtor Ryan Murphy, responsável por Glee e American Horror Story, decidiu criar esta série sobre o serviço de atendimento de emergência em Los Angeles, muitos achavam que seria uma nova versão se sucessos como Parceiros da Vida (1999) ou Esquadrão Resgate (2004). Mas o diferencial aqui está fora da zona de perigo. O roteiro foca nas relações humanas entre os atendentes do serviço 911, tanto no recebimento das chamadas de emergência quanto no trabalho de policiais, paramédicos e bombeiros. A nova temporada mostra que a lua de mel entre a sargento Athena Grant (Angela Bassett, de Pantera Negra) e o chefe dos bombeiros Bobby Nash (Peter Krause, de O Show de Truman) não será nada divertida. O navio em que estão viajando enfrenta uma gigantesca tempestade, e um grupo de bandidos toma o navio ao estilo Duro de Matar.
BAD MONKEY (2024)
Gênero: comédia (1 temporada, 10 episódios)
Onde assistir: Apple TV+ (trailer)
O gênero film noir foi criado nos EUA nos anos 1930/40, com grandes filmes de detetives como Relíquia Macabra (1941), escrito por Dashiell Hammet; ou as histórias do detetive particular Philip Marlowe, criado por Raymond Chandler e eternizado em À Beira do Abismo (1946) – aliás, ambos estrelados por Humphrey Bogart e disponíveis no Apple TV+. Quando vemos essa série baseada no livro homônimo de Carl Hiaasen, lançado em 2013, está claro que o autor presta homenagem ao cinema noir. Com a diferença estética de que, no lugar de tons escuros em preto e branco, mergulha na região das Keys da Flórida, com cores fortes e vibrantes, assim como os personagens da trama. O detetive Andrew Yancy (Vince Vaughn, de comédias como Os Estagiários) é rebaixado a inspetor de saúde, após tem cometido uma falha grave. Mas, quando um braço decepado é encontrado por turistas durante uma pescaria, ele se envolve na investigação, mesmo não sendo chamado para isso. A série é bem divertida, com a tradicional narração dos filmes noir e uma investigação em que corrupção e poder caminham lado a lado.
SUPACELL (2024)
Gênero: fantasia (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Fazer séries sobre pessoas que adquirem poderes inesperados não é fácil. A comparação é inevitável com as séries de super-heróis dos quadrinhos, como Mulher-Hulk, da Marvel, ou The Flash, da DC Comics. E tudo fica mais tenso quando a produção vem do Reino Unido, que tem tradição em ficção científica, mas pouca experiência em super-heróis. Um desses raros momentos foi Misfits (2009, Looke), que mostrava cinco jovens infratores que ganham superpoderes após serem atingidos por um raio. Já esta Supacell é uma criação do rapper Rapman (Andrew Onwubolu), que trabalhou na série Gangues de Londres. É a história de um grupo de pessoas comuns, no sul de Londres, que inesperadamente desenvolve superpoderes sem nenhuma conexão clara entre eles – a única é que todos são negros. Para complicar, um homem misterioso quer reunir todos esses poderosos para salvar a pessoa que ele ama. A violência gráfica não chega perto de The Boys, mas as cenas são impactantes. Enfim, uma série diferente sobre um assunto de você já viu antes.