Veja aqui as melhores séries disponíveis nas principais plataformas, por Paulo Gustavo Pereira*.
KAOS (2024)
Gênero: comédia (1ª Temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Especialista no gênero, Charlie Covell criou essa história sobre o colapso do Olimpo, quando Zeus (Jeff Goldblum, de Jurassic Park) começa a ficar paranoico ao notar que tem uma ruga na testa. Essa “descoberta” acaba gerando acontecimentos que levam o poderoso a achar que seus dias como mandatário do Olimpo estão chegando ao fim. A série brinca com o desespero de uma entidade divina que deveria nunca esquentar a cabeça, já que há milhares de anos comanda outros deuses para trabalharem diretamente com os humanos. Na trama, a Rainha Hera (Janet McTeer, de O Menu) percebe a instabilidade do comportamento de Zeus e tenta interferir. Enquanto Dionisio, filho rebelde de Zeus, entra na disputa pelo trono. Comédia épica que confirma: nem os deuses estão tranquilos. Covell escreveu vários episódios da série sobre androides Humans (2017) e a comédia do absurdo The End of the F***ing World (Netflix, 2017).
FAMÍLIA DA MEIA-NOITE
(Midnight Family, 2024)
Gênero: drama (1ª Temporada, 10 episódios)
Onde assistir: Apple TV+ (trailer)
Para quem curte a dramaturgia latino-americana, esta é uma sugestão que vem do México. A família Tamayo – um pai e três filhos – tem um negócio diferente: eles saem de ambulância pela cidade durante a noite procurando quem esteja precisando de ajuda. Chegando na frente das ambulâncias oficiais, conseguem uma remuneração interessante. Além da falta de dinheiro, que preocupa muito o líder do clã, Ramón, o roteiro aborda os dramas pessoais do filho mais velho Marcus, que tem problemas com a polícia; da jovem Marigaby, que se divide entre trabalhar com o pai na ambulância e fazer o curso de medicina; e o caçula Julito, alvo de uma disputa entre Ramón e sua ex-mulher pela guarda do garoto. São dramas que se misturam aos casos graves que eles atendem com sua ambulância, no estranho cenário do serviço público de saúde. Parece uma telenovela mexicana, mas com cenas de ação de tirar o fôlego e um tempero atraente.
MUTINY – O HOTEL DA COCAÍNA
(Hotel Cocaine, 2024)
Gênero: drama (1ª Temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Este é um drama realista sobre a época em que a cocaína começou a se tornar pesadelo na sociedade americana. Passa-se nos anos 1970, quando o negócio se tornou bilionário, destruindo famílias e levando as autoridades a adotar controles mais rigorosos e violentos. É nesse cenário que vamos conhecer Roman (Danny Pino), um cubano que fugiu da ditadura de Fidel Castro para tentar a sorte em Miami. Ele monta um esquema de tráfico usando o Mutiny Club, uma das principais casas noturnas da cidade. A sorte de Roman muda quando um agente federal o aborda, transformando-o num agente infiltrado. E sua dor de cabeça só aumenta quando reencontra o irmão, hoje um dos principais druglords da região, passando a trabalhar com ele. A série foi criada por Chris Brancato, que tem em seu currículo dois grandes sucessos do streaming: Narcos e Narcos: México.
NASHVILLE – NO RITMO DA FAMA
(Nashville, 2012-2018)
Gênero: drama musical (6 temporadas, 124 episódios)
Onde assistir: MGM+ (trailer)
Num primeiro momento, você imagina que uma série sobre a capital mundial da música country vai tratar apenas de música. Mas o primeiro episódio já apresenta dramas familiares, relacionamentos complicados e envolventes brigas pelo poder. A produtora e roteirista Callie Khouri, Oscar de Melhor Roteiro Original por Thelma & Louise (1992), mostra o lado sombrio da cidade. A cada episódio, acompanhamos a disputa pelo título de Rainha do Country, entre a veterana Rayna (Connie Briton, de The White Lotus) e a jovem Juliette (Hayden Panettiere, de Pânico 6). A trilha sonora é muito rica, com canções escritas especialmente para o roteiro, além de vários sucessos do country.
AGATHA DESDE SEMPRE
(Agatha All Along, 2024)
Gênero: bruxaria (1ª Temporada, 9 episódios)
Onde assistir: Disney+ (trailer)
Agatha não é uma bruxa tradicional. Vem do Universo Marvel, onde sua principal antagonista é Wanda Maximoff, também conhecida como Feiticeira Escarlate. As duas se confrontaram durante a série WandaVision (2021), quando a mutante que domina as artes da bruxaria enfeitiçou toda uma cidade para não acordar de um pesadelo pessoal. Agora, Agatha (interpretada por Kathryn Hahn, já vista em Glass Onion, no Netflix) descobre que esteve numa dimensão paralela e que somente cruzando o caminho das bruxas vai conseguir recuperar seus plenos poderes e desvendar o mistério do desaparecimento de seu filho. A série é bem divertida, lembrando episódios do clássico A Feiticeira (disponível no Pluto TV), com seu humor especial.
NCIS HAWAI’I (2021-2024)
Gênero: policial (3 temporadas, 54 episódios)
Onde assistir: Globoplay (trailer)
As missões da agente especial Jane Tennant chegaram ao fim. Após duas temporadas caçando bandidos e terroristas no Havaí, ela vai enfrentar outros desafios na última da série, que faz parte da franquia NCIS (Naval Criminal Investigative Service), como Los Angeles, Nova Orleans e Sidney. Com a queda de audiência nos EUA, os produtores trouxeram o carismático agente Sam Hanna (LL Cool J), personagem de NCIS – Los Angeles, que acabou após 14 temporadas. Essa terceira e última temporada traz desafios interessante para a equipe de Jane (papel vivido novamente por Vanessa Lachey), que vai mexer não apenas com terrorismo doméstico, mas velhos inimigos do passado. A série mantém o estilo policial investigativo com muita ação.
OUTLANDER (2014-2024)
Gênero: viagem no tempo (8 temporadas, 101 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Outra série longeva no streaming, exibida durante anos pelo Star+ e agora adquirida pelo Netflix. Já em sua 8ª Temporada, trata de um dos mais populares romances sobre viagens no tempo, Outlander – A Viajante do Tempo (1991), de Diana Gabaldon, que também serviu de base para a série homônima de 2009. Nesta 8ª Temporada, o casal Jamie (Sam Heughan) e Claire (Caitriona Balfe) volta a ser separado pelo tempo. Os dois se conheceram quando Claire acidentalmente saía da Escócia no pós-2ª Guerra indo parar no século 18, no meio da revolta escocesa contra o governo inglês. Com informações sobre o que vai acontecer na América antes de sua independência, Claire acredita que ali poderá construir uma vida melhor. Alguns eventos do século 20 têm ligação direta com o passado vivido pelos dois, e Claire começa a escrever cartas para serem lidas no futuro. Até agora, o amor do casal sobreviveu a todos os perigos, mas no caos da guerra, com famílias divididas, o que acontecerá a eles?