O mais recente relatório trimestral da Counterpoint Research, dona da consultoria americana DSCC, especializada em TVs, mostra que o mercado mundial de TVs cresceu 11% nos 12 meses encerrados em setembro.
Foi o segundo trimestre consecutivo de alta nas vendas, prenunciando um fim de ano ainda melhor. Entre julho e setembro, foram vendidos 62 milhões de TVs, com expansão particularmente maior na Europa Oriental (24%), além da América do Norte.
Com 15% de market-share, a Samsung continua na liderança, agora seguida pela Hisense, que este ano se instalou oficialmente no Brasil. A marca chinesa vem tendo forte crescimento nos últimos anos, agora ultrapassando em volume de vendas outra gigante do país asiático, a TCL, com 19% de aumento.
“Os números dos dois últimos trimestres significam que está diminuindo o ciclo de troca dos aparelhos entre os consumidores”, explica Lim Soo-jung, pesquisador da Counterpoint. “Os fabricantes estão lançando mais produtos de maior valor agregado e com telas gigantes, o que também funciona como estímulo ao consumidor”.
Considerando apenas o segmento de TVs premium (OLED, QD-OLED e QD-MiniLED), a indústria bateu um recorde histórico, atingindo 51% de crescimento nas vendas. Segundo o relatório, as marcas chinesas estão crescendo nesse segmento, com Hisense e TCL dobrando suas vendas, especialmente com modelos MiniLED, que tiveram expansão de 101% no período. A Samsung, embora mantenha a liderança global, reduziu seu market-share de 43% para 30%.
FONTE: Counterpoint
Temas relacionados:
Mais uma vez as fraudes batem recorde na Black Friday
Samsung apresenta sua maior de TV LED: 98 polegadas