Quando esse projetor LG – o menor da linha CineBeam – chegou a nossa sala de testes, duvidamos de sua capacidade de projetar imagens Full HD HDR de até 120”. Mas ao ligar esse minúsculo aparelho em frente a nossa tela de 100”, logo o ceticismo deu lugar à surpresa.
Com plataforma smart e conexões sem fio, esse projetor portátil (pesa apenas 1kg) pode ser conduzido facilmente para qualquer lugar; inclusive cabe na palma da mão, bastando uma tomada por perto.
A luminosidade gerada por seu led de quatro canais (RGBB) é especificada em apenas 450 ANSI Lumens, exigindo sala totalmente escura para o seu pleno uso, conforme constatamos. Apesar disso, projetores como esse, com processamento digital de luz (DLP), têm baixíssimo consumo de energia. E, segundo o fabricante, alcança vida útil de 30 mil horas, ou seja, 20 anos se usado por quatro horas diariamente.
Fácil de posicionar: no teto, mesa ou parede
Não há teclas nesse CineBeam, somente um mini joystick multifunções que serve para acessar configurações de fontes de sinal, volume e desligar; e uma alavanca de foco. Também não possui anel de zoom sobre a lente, devido à facilidade de posicionar numa mesa ou suporte de teto.
A traseira tem entradas para duas fontes HDMI ou uma soundbar, via ARC, e saída P2 para fone de ouvido. Na lateral, há uma USB onde plugamos um pen-drive com vídeos e fotos; também é possível conectar ali um miniteclado sem fio.
A fonte de energia é externa, o que favorece ainda mais a portabilidade e a operação fria e quase silenciosa do projetor.
Uma tecla do controle remoto leva ao Assistente de Instalação, onde se define o modo de projeção (frontal, teto ou traseiro) e o ajuste de keystone automático ou manual (só na vertical). Como projetamos numa tela fixa, e não na parede, preferimos o ajuste manual, para enquadrar melhor a imagem na tela e corrigir a sutil distorção angular.
Streaming: acionamento ágil
Após inserir a senha Wi-Fi e o login na conta LG (que pode ser criado via app LG ThinQ), dá para baixar na interface webOS 22 do projetor CineBeam os apps dos serviços de streaming mais importantes. O sistema é ágil quando não se aciona mais que dois serviços em sequência, mas não é tão responsivo quanto o das TVs LG com processador Alpha e controle SmartMagic. Leva até 12 segundos para ligar e mostrar imagem.
O som de 5W vindo de seu único falante é “heroico” no modo Som IA, mas nem de longe se compara ao das saídas HDMI ARC (Dolby Digital+) e Bluetooth (para até dois fones ao mesmo tempo).
Similar ao das TVs LG de 2022, o menu de configurações começa com as opções rápidas no canto, enquanto as regulagens avançadas ocupam grande parte da tela. Para jogos, o modo Otimizador de Games é a melhor opção para reduzir o atraso de entrada e oferecer ajustes de acordo com o gênero do jogo.
Feito para sala escura
Por outro lado, o brilho limitado desse CineBeam exige luzes desligadas e cortinas fechadas na sala, para evitar o desbotamento total da imagem, principalmente ao reproduzir filmes escuros como Som da Liberdade (Prime Video). Ao elevar o brilho ou ativar modos de qualidade mais brilhantes, a imagem ficará inevitavelmente esverdeada.
Nesse caso, a opção pelo modo Padrão, tanto em conteúdos standard quanto em HDR10 como Percy Jackson e os Olimpianos (Disney+), melhora tons de pele, riqueza de cores e profundidade das cenas.
Já com futebol (Premiere League, ESPN), o CineBeam PF510Q mostrou um verde intenso dos gramados, destacou os uniformes e mostrou a bola correndo sem rastros, lembrando (no escuro) uma TV gigante, porém a um preço bem mais acessível.
MODELO: projetor LG CineBeam Smart PF510Q
RESOLUÇÃO: 1.920 x 1.080p BRILHO: 450 ANSI lumens IMAGEM: 30” a 120” CONEXÕES: 2 HDMI 2.0 (aceita 4K@30Hz e HDR), Wi-Fi (2,4/5GHz), Bluetooth, Miracast, LAN, USB (tipo A) e analógica fone (P2) RUÍDO: 24 a 29dB DIMENSÕES (L x A x P): 148 x 66,5 x 148mm PESO: 1kg CONSUMO: 62W (máximo) GARANTIA: 1 ano PREÇO MÉDIO: R$ 2.750 FABRICANTE: www.LG.com/br |