Em evento nesta 4a feira em Brasilia, o Ministério das Comunicações (Minicom) anunciou a definição do novo padrão brasileiro de TV Digital UHD, chamado ISDB-T 3.0. O projeto executado pelo Fórum SDBTV e concluído em julho foi enviado ontem à Casa Civil para aprovação e assinatura do presidente da República (veja aqui o anúncio oficial).
É fundamental que o setor se reinvente para continuar desempenhando um papel relevante na vida dos brasileiros”, comentou o ministro Juscelino Filho durante o encontro, lembrando que a minuta do decreto a ser assinado pelo presidente Lula foi “amplamente discutida com todos os envolvidos”. A princípio, não há data definida para a assinatura.
Segundo o secretário de comunicação eletrônica do Minicom, Wilson Wellisch, a proposta recomenda as especificações do padrão ATSC 3.0 de transmissão terrestre, já utilizado por países como EUA e Coreia do Sul. Já para a TV 3.0 móvel, que estará disponível em smartphones e automóveis, as especificações serão definidas mais à frente.
Embora não haja prazos para implantação do ISDB-T 3.0, o governo trabalha com a possibilidade de utilizá-lo durante a Copa do Mundo de 2026. Ainda segundo Wellisch, estão em estudos medidas para oferecer financiamento às emissoras, que precisão trocar seus transmissores (mais detalhes aqui). Uma das preocupações é desenvolver junto à indústria conversores que poderiam ser usados inicialmente pelos consumidores para receber o sinal 3.0 em suas TVs atuais.
Entre as inovações do novo padrão, o projeto prevê a possibilidade de transmissões ao vivo em resolução UHD (4K e 8K), integração com redes IP e serviços de streaming, publicidade segmentada e serviços governamentais.
FONTES: Minicom e Tela Viva
Temas relacionados:
TV 3.0 será totalmente integrada à internet, com 4K e Dolby Atmos
TV 3.0: Brasil irá adaptar o padrão americano