As gigantes Samsung e Google anunciaram nesta 2a feira, em Las Vegas, uma nova parceria: Eclipsa é o nome de um novo padrão de processamnto de áudio que equipará as TVs da marca coreana este ano.
Como no caso da disputa Dolby Vision vs HDR 10+, a ideia da Samsung é oferecer uma alternativa de código aberto para processamento de áudio tridimensional em TVs, soundbars e outros dispositivos. Ao contrário dos produtos Dolby, outros fabricantes de equipamentos não precisão pagar royalties para usar o Eclipsa.
Segundo a Samsung, o projeto vem sendo desenvolvido desde 2020, com o objetivo de oferecer maior imersão em filmes, games e eventos ao vivo. A empresa acionou seu laboratório Samsung Research para trabalhar em conjunto com o Google na tecnologia chamada IAMF (Immersive Audio Model and Formats), que em outubro de 2023 foi homologada pela Alliance for Open Media, consórcio internacional que defende o uso de códigos abertos.
“Acreditamos que o padrão Eclipsa Audio tem potencial para transformar a experiência de áudio”, diz Jim Bankoski, vice-presidente de Engenharia do Google. “Estamos empolgados para ver com a comunidade de desenvolvedores e criadores de conteúdo irá utilizá-lo”.
Segundo a fabricante coreana, as TVs 2025 das séries Neo QLED 4K e 8K, OLED, QLED e Crystal UHD – que estão em demonstração na CES 2025 – já virão com o processamento Eclipsa instalado; ao contrário de outros fabricantes, a Samsung não utiliza Dolby Atmos em suas TVs.
Com informações do ZDNet e Home Theater Review