Parece que 2025 será mesmo o ano da IA Generativa integrada aos equipamentos de consumo. Em sua prévia para a CES, que acontece esta semana em Las Vegas, a LG anunciou que boa parte de suas novas TVs virá com recursos de IA Generativa, incluindo buscas por LLM (Large Language Model), mesma tecnologia do ChatGPT e do Google Gemini.
No evento, a LG destacou a evolução dos painéis OLED evo, anunciando quatro novas linhas de TVs para este ano: C5, G5, M5 e OLED T. Todas virão com sistema de buscas por IA-LLM, que possui maior capacidade de compreensão dos comandos de voz do usuário.
A empresa coreana fechou parceria com a Microsoft para incluir a plataforma de IA Copilot em suas TVs, visando facilitar para o usuário a organização de suas buscas. O sistema incluirá uma Galeria Generativa de Imagens, permitindo solicitar imagens para compor menus personalizados na tela.
As séries de TVs OLED G5 e C5 substituirão as atuais G4 e C4, trazendo processadores mais avançados e taxas de brilho mais altas, para melhorar o desempenho em ambientes iluminados. A G5 é especificada com frequência de 165Hz. A OLED M5 (foto), apresentada na CES do ano passado como protótipo, agora será lançada no mercado internacional, segundo a LG. Trata-se da primeira TV OLED sem fio, tendência em que a empresa aposta, com o recurso Zero Connect: um módulo wireless que acompanha a TV funciona com hub para conexão de todas as fontes de sinal.
Já a OLED T é a TV Transparent, já exibida em eventos no Brasil e disponível desde 2024 em alguns países. A nova versão, com 77” e também utilizando a caixa Zero Connect, permite que o usuário alterne os modos transparente e opaco, dependendo da situação.
Ainda não há definição da LG sobre preços e datas de lançamento desses produtos no Brasil.