Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre um ritual, dependendo das áreas de interesse do visitante. Caminha-se por amplos pavilhões congestionados, na tentativa, às vezes inútil, de ver de perto os produtos mais quentes. O normal é começar pelas principais marcas, que geralmente têm os maiores estandes e mais novidades para mostrar.
Em cada estande, encontra-se produtos que em breve chegarão ao mercado – e também protótipos, que lá estão para testar a reação do público, quando não apenas para mostrar que a empresa domina esta ou aquela tecnologia. Ninguém vai à CES para comprar equipamentos. Nos tempos da mídia física, ainda se vendiam CDs, DVDs e vinis nos corredores, mas nunca – pelo menos, nunca vi – alguém comprando os aparelhos expostos nos estandes.
Bem, 2025 chegou também para quebrar esse paradigma. A TV QD-MiniLED QM6K, em tamanhos de 65″, 75″ e 85″, que é um dos destaques no estande da TCL, já pode ser adquirida online no mercado americano; a versão 98″ deve estar disponível ainda este mês. E quem comprar ganhará, de brinde, uma das novas soundbars da marca, que também está em demonstração.
Mais brilho, com menos vazamento de luz
Segundo a empresa, uma das inovações da QM6K é o chip Super High Energy, com 53% mais capacidade de processar brilho e 10% mais eficiência energética, e um novo sistema de lentes internas identificado pela sigla CML (Condensed Micro Lens). Essa TV traz ainda um desenho interno chamado OD (de optical distance), que não é novidade (comentamos sobre o tema aqui, em 2021). Nesse desenho, o painel de backlight fica quase colado ao painel de cristal líquido, reduzindo os vazamentos de luz na tela e o “efeito halo”, aquela claridade em torno das legendas e de pontos luminosos sobre fundo escuro (lua e estrelas, por exemplo). Ainda de acordo com a TCL, tudo isso resulta em maior uniformidade de brilho em toda a superfície da tela, algo raro de se ver na maioria das TVs atuais.
Há muito mais para ser comentado sobre essa TV, e faremos isso na cobertura especial da CES – que, aliás, já está no ar; confiram aqui. E a jogada de marketing da TCL, ao colocar o produto à venda antes mesmo das reações dos visitantes à CES, mostra uma nova estratégia para conquistar a confiança do consumidor (pelo menos, o americano). Vamos ver se dará certo.