Embora seu principal foco na CES 2025 seja mesmo as TVs OLED (veja este vídeo), a LG anunciou em Las Vegas um belo upgrade em sua linha QNED, TVs LCD que utilizam backlight de minileds. Além do uso intensivo de IA, essa linha – com modelos de 40 a 100 polegadas – passa a adotar recursos já conhecidos das OLED. Além disso, haverá um modelo QNED sem fio.
Ao exibir esses produtos na CES, executivos da LG anunciaram que o novo chip α8 AI – utilizado em toda a linha – oferece 70% maior capacidade de processamento. Um bom exemplo é a substituição da tradicional película de pontos quânticos (QD) por uma tecnologia chamada Dynamic QNED Color, que digitaliza totalmente a luz do backlight para reprodução de cores mais puras.
Segundo a fabricante coreana, todas as novas TVs QNED terão certificação Intertek de Volume de Cor, prometendo cores sem distorção. Não por acaso, a linha é chamada de “QNED evo”, alusão às OLED evo lançadas desde 2021. Entre outros avanços, a empresa destaca o uso de IA no upscaling de imagens em baixa resolução e na correção de ruídos de vídeo (Picture Noise).
Para a linha QNED evo, a LG decidiu introduzir também o conceito True Wireless, já utilizado no modelo OLED M (veja aqui). Com isso, a TV precisará de apenas um cabo ligado à tomada: todas as conexões de sinal serão feitas sem fio, através da caixa Zero Connect, especificada para transmitir sinal 4K na frequência de 144Hz.
Outra vantagem do processador com IA está no recurso Dynamic Tone Mapping Pro, que faz o ajuste fino dos conteúdos HDR cena a cena, aprimorando o brilho em cada segmento da tela. O chip α8 AI também atua sobre o som, convertendo sinal estéreo para 9.1.2 canais virtuais.
Ainda não está definido quais dos modelos QNED chegarão ao mercado brasileiro.