Um dos destaques da gigante chinesa Hisense na CES, realizada na semana passada em Las Vegas, foi uma tela gigante de 136 polegadas equipada com painel MicroLED. Segundo a empresa, esse é um marco para tornar a tecnologia mais acessível aos consumidores a partir deste ano; o alto preço tem sido o principal obstáculo até o momento.
Lançada na CES em 2018, a tecnologia MicroLED teve lançamentos de marcas como Samsung (veja este vídeo), LG e Sony nos últimos anos, mas até agora não decolou. A exemplo dos painéis OLED, os leds microscópicos (até 100X menores que os comuns) emitem a própria luz, eliminando a principal deficiência dos painéis baseados em LCD, inclusive os MiniLED.
O modelo MicroLED 136MX exibido pela Hisense na CES chamou atenção, além do tamanho, pela clareza e profundidade das imagens, cores naturais em qualquer ângulo de visão e contraste infinito. A Hisense informou que, para explorar todas as possibilidades dos microleds, desenvolveu o chipset Hi-View AI Engine X, que através de algoritmos consegue atuar individualmente sobre cada quadro da imagem.
A especificação fornecida pela empresa é de 24,88 milhões de leds microscópicos nessa TV, com controle individual, que emitem apenas a quantidade de luz necessária em cada segmento da tela. Esses leds têm alta sensibilidade para acender e apagar automaticamente de acordo com a cena. Além disso, o painel conta com nanocristais pretos que reduzem as reflexões da tela mesmo em ambientes iluminados.
Assim como as outras TVs da Hisense, a 136MX utiliza o sistema operacional VIDAA, exclusivo da marca, e é compatível com conteúdos Dolby Vision e HDR10+. A empresa não deu previsão para o lançamento comercial, mas o plano é lançar a TV este ano.
FONTE: Hisense
Temas relacionados:
TV Laser da Hisense traz brilho de 5.000 lumens
LG lança sua TV MicroLED com painel de 136 polegadas