Em meio a seu processo de recuperação judicial, a operadora Oi se desfez nesta 2a feira de sua divisão de TV por Assinatura (Oi TV). A empresa, que nos últimos anos vem operando somente com os sistemas de satélite (DTH) e TV pela internet (IPTV), foi adquirida pela Mileto Tecnologia, startup criada em 2024 por um grupo de executivos do setor de telecom.
No leilão judicial para venda da Oi TV, a Mileto foi a única competidora, com proposta de R$ 30 milhões a serem pagos em até dois anos. Entre os ativos incluídos no negócio estão todos os clientes atuais da Oi para os serviços de DTH e IPTV, seus imóveis, funcionários, contratos com fornecedores e direitos sobre o uso da marca até final de 2026.
Pelo acordo, a Mileto pagará à Oi R$ 10 milhões à vista, sendo que o restante será pago de acordo com o crescimento do número de assinantes nos próximos dois anos. O executivo Roberto Guenzburger, presidente da Mileto, já foi VP da Oi.
Segundo ele, a prioridade é manter em operação os serviços da OI TV, que atualmente conta com 600 mil clientes e 4 milhões de antenas em vários estados. A empresa é a terceira maior do país em TV por assinatura; a Claro é a primeira, com 3,7 milhões de clientes em dezembro de 2024, segundo a Anatel.
Guenzburger informou ainda que já há alguns meses vem negociando com fornecedores da Oi TV, incluindo as programadoras de conteúdo e a operadora de satélite SES. “Sabemos que o mercado mudou muito, mas acreditamos no valor do produto via satélite, que é a única opção em muitas localidades do Brasil”, diz ele.
Apesar de aprovado na Justiça, o negócio ainda precisa ser homologado pela Anatel.
FONTES: Oi e Teletime
Temas relacionados:
Netflix ainda lidera no Brasil, mas agora com menor vantagem
Claro tv+ oferece Netflix mais 3 streamings com desconto
Vídeo: Casa Vivo permite experimentar recursos de uma smart home