Maior evento do mundo para o segmento Pro AV desta vez trouxe também boas soluções para residências
Com a presença de mais de 85 mil profissionais, vindos de 168 países, foi realizada na primeira semana de fevereiro a edição 2025 da ISE (Integrated Systems Europe), na cidade de Barcelona. Juntamente com a InfoComm, que acontece nos EUA sempre em junho, a ISE é hoje o maior evento do planeta no segmento Pro AV, que reúne todas as tecnologias utilizadas em projetos eletrônicos voltados a ambientes públicos e corporativos.
Foram 1.605 expositores numa área de 92.000 m², cobrindo segmentos como áudio, vídeo, automação, digital signage, salas de controle, redes e outras soluções para escolas, hotéis, hospitais, igrejas, museus, arenas e espaços de trabalho. Ali estavam as principais empresas do mundo em cada um desses setores, visitadas inclusive por uma expressiva delegação de profissionais brasileiros. (clique aqui para ver o vídeo).
Veja a seguir alguns dos lançamentos da ISE que podem em breve chegar ao Brasil e que atendem também projetos residenciais:
Samsung
A gigante coreana teve um dos maiores estandes da ISE 2025, focando em seus painéis de LED e MicroLED. O maior destaque, logo na entrada do estande, foi uma nova versão do painel MicroLED The Wall, já comercializado no Brasil, só que agora em versão de incríveis 462 polegadas.
Outra atração foi a expansão da sua plataforma de Inteligência Artificial, agora denominada SmartThings Pro. A Samsung montou vários ambientes simulando as instalações de uma empresa comum, com soluções de IA aplicáveis também a condomínios residenciais.
Já a chinesa TCL levou para a ISE inovações desenvolvidas pela CSOT (China Star Optoelectronics Technology), sua divisão de novas tecnologias. Uma dessas soluções está nos displays superwide, que empresa chama Multi-use Free Form; o da foto tem 86” e formato (aspect ratio) 58:9, sendo indicado para salas de controle, estações de transporte e grandes lojas, por exemplo.
No segmento de caixas acústicas, uma boa novidade foi a entrada da francesa Focal no segmento de cinemas de alto padrão, com a série Utopia Cinema (vídeo). Após lançar em janeiro os monitores de áudio Utopia Main Studio, a empresa anunciou que as novas podem atender salas de cinema de até 200m², em conjunto com as in-wall Cinema LCR 3-way e o subwoofer Cinema SUB.
Novidades também em automação e segurança. Os visitantes da ISE puderam ver a câmera Doorstation 3, da Control4, ao lado dos novos controles Lux e da linha Episode Surroundscape de caixas e subwoofers para jardim (foto).
A disputa entre os fabricantes de displays foi mesmo acirrada. A exibição do Kinetic LED, da LG, formado por 88 painéis de led combinados com espelhos dinâmicos, foi uma atração para os visitantes. O produto, destinado a aplicações de varejo e digital signage, ainda não tem data de lançamento definida.
Cada vez mais usado em residências, o streaming também vem crescendo nos ambientes corporativos, graças à praticidade, custo e estabilidade dos sinais de áudio, vídeo e dados. As soluções em redes sempre foram um atrativo na ISE, e este ano ganharam um “reforço” dos fabricantes de áudio. Marcas como Harman, Yamaha, Biamp, QSC e outras tiveram presença marcante no evento.
Da associação entre três marcas reconhecidas do setor – a japonesa Yamaha, a alemã Steinberg e a francesa NEXO, todas do mesmo grupo – nasceu o sistema Sound xR (vídeo). Na ISE, a novidade foi apresentada como uma “interconexão entre os mundos real e virtual para criar soluções de áudio imersivo que possa ser usado em qualquer situação – de uma grande arena até um usuário de fone de ouvido”.
Dentro desse conceito, o processador Yamaha DME7 ganhou uma nova versão, com o processamento AFC (Active Field Control) e o software ProVisionaire, exclusivos da marca japonesa.
Em meio à avalanche de novas tecnologias exibidas no pavilhão Fira de Barcelona, chamou atenção um lançamento da americana Savant, bastante conhecida no segmento residencial, mas que normalmente não participa de eventos como a ISE. Depois de incorporar a divisão lighting da General Electric, em 2020, a Savant passou a investir em mais soluções de iluminação integradas a outros dispositivos.
Para a ISE, foi programado então o lançamento oficial da linha GE Proseo de cortinas e persianas (foto acima), em opções com e sem fio, além de 600 tipos de tecido. Problema: na abertura da Feira, as cortinas não ficaram prontas para exibição. Coube então ao próprio vice-presidente da Savant, Ian Roberts, juntamente com um funcionário, montar na hora o equipamento. Acabou sendo um ótimo marketing para a empresa: a instalação durou apenas 13 minutos, segundo o site CE Pro, bem menos do que outros produtos dessa categoria.