A Amazon lançou esta semana uma nova versão da assistente virtual Alexa, que marca a entrada da empresa no mercado de Inteligência Artificial Generativa. Segundo a gigante do e-commerce e do streaming, foi necessário desenvolver do zero uma arquitetura capaz de combinar os recursos dos assistentes de voz com os dos novos modelos de linguagem (LLMs), como ChatGPT e Gemini.
A assistente Alexa+ chega para competir nesse novo mercado, com capacidade para oferecer dezenas de milhares de serviços, informou a Amazon em comunicado. A promessa é de que a nova versão da assistente irá conversar de forma mais natural com o usuário e, ao mesmo tempo, agregar enorme quantidade de APIs. Esses são conjuntos de regras e protocolos que permitem a interação entre softwares e aplicativos.
Na apresentação, a Amazon informou que a Alexa+ virá com capacidade de interagir com serviços variados, citando Netflix, Uber, Apple Music, Ticketmaster, Spotify, Tripadvisor, Disney+ e vários outros. Além disso, o usuário poderá usá-la para acionar dispositivos como lâmpadas smart e sistemas de automação. A empresa também revelou ter fechado acordos com mais de 200 sites jornalísticos como Reuters, Washington Post e Forbes, para que Alexa+ forneça ao usuário notícias em tempo real.
Por fim, a renovada assistente será capaz, diz a Amazon, de otimizar os recursos da Casa Inteligente adaptando-se automaticamente às situações vividas pelo usuário. Um exemplo citado foi este: se o usuário diz que está com calor, Alexa+ ajusta na hora a temperatura do ar-condicionado, sem necessidade de um comando específico.
A nova assistente será lançada primeiro na América do Norte, para proprietários do dispositivo Echo Show. Ainda não foi definido o cronograma de lançamentos para outras regiões do mundo.
FONTE: Amazon
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