Fóruns de usuários e blogs especializados revelaram esta semana uma série de falhas nos dispositivos Chromecast 1 e 2, do Google, que impedem a conexão aos serviços de streaming. Após os primeiros casos denunciados nos EUA no último fim de semana, com usuários recebendo a mensagem “dispositivo não confiável”, a empresa comunicou que está trabalhando numa solução.
O Chromecast 1, lançado em 2013, e que já está em sua 6a versão, é usado por milhões de pessoas em todo o mundo para acessar serviços de streaming. Segundo os relatos, as falhas atingiram tanto o modelo original quanto a versão 2 (2015), impedindo os usuários de assistir vídeos e ouvir música, com a seguinte mensagem:
“Dispositivo não confiável: não pôde ser verificado. A causa pode ser firmware desatualizado”.
Segundo usuários que tentaram resolver o problema, a desatualização se refere a um certificado de segurança que expirou. O documento foi introduzido em 9 de março de 2015, com validade de dez anos. Por isso, os dispositivos não conseguem mais se conectar de forma segura com os servidores do Google. Até agora, não houve relatos de falhas desse tipo nas versões posteriores do Chromecast: Ultra (2016), Chromecast 3 (2018), Chromecast com Google TV (2020) e Google TV HD (2022).
Em comunicado aos usuários, a empresa alertou para que não tentem ressetar seus aparelhos e esperem por uma solução oficial. “Estamos cientes do problema e manteremos você informado quando encontrarmos a solução. Se você já ressetou seu aparelho, forneceremos instruções assim que possível. Obrigado pela paciência”.
FONTE: Android Authority
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