Veja aqui as melhores séries disponíveis nas principais plataformas, por Paulo Gustavo Pereira*.
THE WHITE LOTUS (2021-2025)
Gênero: comédia (3 temporadas, 28 episódios)
Onde assistir: Max (trailer)
A primeira temporada aconteceu no Havaí, a segunda na Sicília e agora na Tailândia. Nesta 3ª Temporada, vamos acompanhar um grupo de amigas tentando encontrar sentido em suas vidas, uma família que não sabe por que ainda está junta, um casal ambicioso que só pensa em dinheiro. E, claro, todos os funcionários do hotel, que precisam atender as necessidades físicas – e até emocionais – dos hóspedes. A grande sacada dessa série foi criar uma rede imaginária de resorts ao redor do mundo, onde se encontra todo tipo de gente, com histórias variadas e possibilidades infinitas. A série foi criada pelo roteirista Mike White, responsável por Escola de Rock (Paramount+) e O Estado das Coisas (Apple TV+). Ou seja, é um cara que sabe misturar as mais diversas emoções. A 1ª Temporada ganhou o Emmy de Melhor Antologia. Como é comum nesse gênero, as histórias seguem em paralelo, tendo como ponto comum o próprio lugar. É como assistir à clássica série Ilha da Fantasia, mas sem a fantasia.
DIA ZERO (Zero Day, 2025)
Gênero: suspense (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Robert De Niro em seu primeiro trabalho para televisão é por si só uma atração. Aqui, ele é George Mullen, ex-presidente que está em dúvida se escreve ou não suas memórias. Mas algo sem precedentes acontece. Uma invasão nos computadores deixa boa parte do país sem energia, indicando que os EUA estão sendo atacados. A atual presidente, Evelyn Mitchel (papel de Angela Bassett, de Pantera Negra), pede ao ex que lidere um grupo especial de investigação. O problema é que ele parece sem muita vontade de encarar o que está acontecendo. Estaria mesmo apto a liderar o grupo? Ou vivendo uma outra realidade? Não existe uma resposta simples, já que a cada episódio surge uma revelação para colocar mais gasolina na trama. É uma mistura eficiente de conspiração política e suspense policial, com tensão constante.
ORIGEM (From, 2022-2024)
Gênero: ficção científica (3 temporadas, 30 episódios)
Onde assistir: Globoplay (trailer)
É um momento especial para os sobreviventes das noites sobrenaturais em Fromville, uma pequena comunidade onde quem entra, nunca mais sai. Na 3ª Temporada, o público pode acompanhar revelações importantes, como as árvores ocas que podem levar uma pessoa a outro lugar longe da cidade. As criaturas sobrenaturais que assolam as noites em Fromville estão articulando algo ainda mais sinistro que nas temporadas anteriores. E o principal: se ninguém estava seguro à noite, as criaturas agora também podem surgir durante o dia. Essa é uma história que mistura ficção e suspense sobrenatural, com doses assustadoras de violência gráfica. Já foi renovada para uma 4ª Temporada.
REACHER (2022-2025)
Gênero: policial (3 temporadas, 24 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Quando se adapta uma série literária famosa, cada livro pode gerar uma temporada diferente, como Bosch (Prime Video), personagem criado por Michael Connelly que rendeu sete temporadas. É o que vemos na 3ª Temporada de Reacher, personagem criado por Lee Child com quase trinta livros já publicados. A primeira temporada foi adaptação livre de “Dinheiro Sujo”, primeiro livro sobre o ex-fuzileiro Jack Reacher (Alan Ritchson). A segunda se baseou em “Azar e Contratempo”, 11º livro da coleção. Esta terceira temporada, adaptada sétimo livro, “O Indutor”, mostra o agente se infiltrando numa organização de tráfico de armas, para resgatar uma informante que pode ter sido descoberta. Cada episódio é de prender a respiração, com ótimas cenas de ação e suspense.
1923
(1923: A Yellowstone Origin Story, 2022-2025)
Gênero: drama (2 temporadas, 16 episódios)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)
Mais oito episódios na saga da Família Dutton, comandada pelo casal Jacob (Harrison Ford) e Cara (Helen Mirren), ambos em seu primeiro – e arrasador – trabalho para streaming. Após o sucesso de Yellowstone (2018-2024), estrelada por Kevin Costner, o produtor Taylor Sheridan criou mais uma história aproveitando os belos cenários do estado de Montana (como já havia feito em 1883, também disponível no Paramount+). Na 1ª Temporada de 1923, ele mostrou a luta dos Dutton para não perder sua propriedade e sua criação de gado, na época da 1ª Guerra Mundial. Agora, acompanhamos o casal enfrentando o violento assédio de um negociador de ouro (Timothy Dalton, ex-007), além de uma trama paralela sobre um casal que chega da África. Além da exemplar reconstituição de época, a série mostra como o preconceito e a violência dominavam aquele pedaço dos EUA no século passado.
A RAINHA DAS SOMBRAS
(Lost Girl, 2010-2015)
Gênero: sobrenatural (5 temporadas, 77 episódios)
Onde assistir: Sony One (trailer)
Umas das vantagens dos canais que querem atrair novos assinantes é trazer sucessos do passado, como é o caso dessa produção canadense. Lançada em 2010, a série tentou pegar um pouco o sucesso de Sobrenatural (Max), sobre dois caçadores de criaturas sobrenaturais e demônios em geral. A bela e carismática Bo Dennis (Anna Silk) descobre que é uma criatura sobrenatural que se alimenta da energia sexual dos seres humanos. Só que outros seres como ela começam a pressionar a garota para deixar de lado sua parte humana. Ela descobre que faz parte dos Fae, uma mistura de criaturas lendárias que há milênios vivem secretamente entre os humanos. O conflito entre ela e os membros dos Fae será violento, enquanto Bo procura uma explicação para a origem de seus poderes.
PASSADO (Before, 2024)
Gênero: drama (1 temporada, 10 episódios)
Onde assistir: Apple TV+ (trailer)
Outro astro do cinema (Harry & Sally, Máfia no Divã) que merece ser visto, agora num papel sério, é Billy Crystal, também produtor executivo deste drama psicológico. Ele faz Eli, um psiquiatra infantil que acabou de perder a esposa numa circunstância fora do comum e, por isso, sempre a revive em sua mente. Um dia aparece em sua porta um garoto de nove anos que tem dificuldades em se adaptar a sua mãe adotiva (Rosie Perez). Mais: o garoto tem visões de algo líquido descendo das paredes e tentando envolvê-lo! Eli decide ajudar a descobrir o que está acontecendo com a criança, sem perceber que está próximo de descobrir algo sombrio sobre sua própria vida. Uma trama que explora todos os limites da mente humana e suas relações emocionais. Foi criada por Sarah Thorp, responsável pela saga sobre o filho do diabo em A Profecia, na série Damien (2016). Daí, o tom sombrio, quase sobrenatural dos episódios.
RESIDENT ALIEN (2021-2024)
Gênero: ficção científica (3 temporadas, 35 episódios)
Onde assistir: Disney+ (trailer)
Mais uma adaptação de histórias em quadrinhos fora do padrão Marvel e DC. A dupla de quadrinistas Peter Hogan e Steven Parkhouse criou a história de um alienígena que vem para destruir a Terra, só que disfarçado de médico. Não é uma tarefa fácil, porque ele acaba gostando do jeito como os humanos vivem. Além de divertidas situações geradas pela falta de entendimento do que é um ser humano, a série satiriza a sociedade americana de hoje. É fantástico o trabalho de Alan Tudyk, como o alienígena dividido entre explodir a Terra e cultivar as amizades humanas. Conhecido por fazer a voz de robôs como Sonny, do filme Eu, Robô, e do androide K-2SO, de Rogue One – Uma História de Star Wars, Tudyk cria uma personalidade interessante para esse alien que não sabe se quer mesmo destruir o mundo.