Para quem quer fugir do convencional, ou simplesmente dar um toque diferente ao visual da casa, uma opção cada vez mais adotada está nas caixas acústicas decorativas. Elas aliam ótima qualidade sonora a um estilo original, um design que pode (deve) combinar com o visual da sala e do morador.
As caixas decorativas (também chamadas “arquitetônicas”) surgiram da necessidade que muitos consumidores têm, de preencher seus espaços não com “caixas”, no sentido literal, mas com obras de arte.
Não precisam necessariamente ser caras (embora algumas sejam…), mas combinar com o estilo de vida dos usuários. Além de serem ouvidas, podem também ser admiradas visualmente.
Existem vários modelos – a maioria importados – à venda no Brasil (clique aqui para ver alguns). A escolha deve levar em conta, claro, o tipo de layout da sala onde serão instaladas.
Se, numa caixa convencional, valem muito fatores como clareza de som e equilíbrio da resposta em todas as faixas de frequência, com uma caixa decorativa é preciso ir além; passam a ser igualmente importantes o design, acabamento e integração ao ambiente.
Belas, eficientes e funcionais,
as caixas decorativas podem
transformar qualquer ambiente.
Seja na forma de esferas, cubos, cilindros ou pingentes,a integração perfeita tem muito a ver com o material de que são feitas das caixas. Não faz sentido, por exemplo, do ponto de vista estético, instalar caixas de acrílico transparente num ambiente de estilo colonial, com madeira por todos os lados – a menos que o objetivo seja mesmo chamar a atenção!
Existem caixas com gabinete de resina plástica, mas com acabamento tão bem feito que esse detalhe passa despercebido. E, dependendo do local onde serão instaladas, pode-se optar por modelos cabeados (ligados a um amplificador) ou caixas sem fio, que têm amplificador interno e se comunicação por Wi-Fi ou Bluetooth.
Gostou da ideia? Veja então alguns modelos que nossa equipe selecionou entre as melhores marcas do mercado. Moderno? Vintage? Minimalista? Colonial? Futurista? Qual é o seu estilo?
GALLO ACOUSTICS A’DIVA
Marca inglesa que se tornou sinônimo de esferas acústicas coloridas. A vantagem do formato esférico é praticamente eliminar as ressonâncias internas, que num gabinete tradicional tendem a encobrir parte das ondas sonoras. São compactas (12,7cm de diâmetro), com várias opções de cor, em acabamento fosco ou acetinado em aço suave (baixo teor de carbono). Clique para ver nosso teste completo.
Onde encontrar: GoOn Distribuidora |
FOCAL DÔME FLAX
Da celebrada marca francesa Focal, esta caixa pode ser adquirida nas versões Compact (um par para áudio estéreo) ou Pack (conjunto 5.1, com subwoofer). Com 14cm de diâmetro, vem com um anel metálico que funciona de base para montagem em móvel. Mas também pode ser montada no teto ou na parede (aqui, os detalhes).
Onde encontrar: Audiogene |
GARVAN GOCCIA
Recém-lançada no Brasil, esta linha de caixas pendentes é o primeiro destaque dessa marca italiana. A fabricante utiliza diversos materiais na construção de suas caixas, o que permite inúmeras customizações de cores e acabamentos. A Goccia é uma caixa estéreo de 24x48cm que vem com a recomendação de instalação a 1,10m do piso (mais detalhes aqui).
Onde encontrar: AAT Distribution |
B&W FORMATION WEDGE
Esta é uma caixa compacta estéreo com gabinete elíptico revestido por tecido preto brilhante. Inclui sensor de proximidade e a traseira em acabamento ébano. O sistema de áudio sem fio Formation funciona em rede mesh exclusiva da B&W, com latência inferior a um microssegundo, diz o fabricante. Veja aqui nossa reportagem sobre esse sistema.
Onde encontrar: Som Maior |