
Decidida a liderar o mercado brasileiro de TVs MiniLED, a chinesa TCL apresentou na última 5a feira, num evento em São Paulo, suas linhas para 2025. O destaque é a série C6K, em tamanhos de 55 a 98 polegadas, que deve chegar ao mercado no meio do ano trazendo uma série de aperfeiçoamentos.
Essa série, que utiliza o sistema operacional Google TV, adota definitivamente o conceito QD-MiniLED. São TVs que unem painel traseiro de minileds com camada de pontos quânticos (QD). Apontada em recente pesquisa da consultoria especializada Omdia como líder mundial nessa categoria de TVs, a TCL investiu bilhões de dólares nessa nova geração de TVs, segundo Eason Cai, gerente geral do grupo chinês para América Latina.
Uma das inovações é a tecnologia All-domain Halo Control, baseada num “superchip” de 6 núcleos que controla a intensidade luminosa de cada miniled no backlight da TV (veja o vídeo). Isso, diz a TCL, permite eliminar o chamado “efeito halo”, quando rastros se formam na tela no contorno dos objetos luminosos.
TCL QD-MiniLED C755 65”: confira o teste completo
Outro aperfeiçoamento anunciado pela fabricante chinesa recebe o nome de CrystGlow Screen (foto acima): é adicionada uma substância chamada Polymida às moléculas dos cristais líquidos que formam a imagem, o que faria aumentar o nível de contraste.
Primeira fabricante a lançar TVs MiniLED no mercado internacional, a TCL apresentou ainda no evento em SP duas versões avançadas da série C6K: os modelos de 85” e 98” virão com a tela chamada HVA Matte (foto), desenvolvida pela CSOT, divisão de displays do grupo chinês.
Ao contrário das demais TVs MiniLED, que apresentam alto nível de reflexão, essas duas versões exibem “tela fosca”, praticamente zerando os reflexos na sala, como pudemos ver no evento, realizado num salão intensamente iluminado da Bienal de São Paulo. A tela Matte, no entanto, mantém as demais características de qualidade das imagens, como brilho, contraste e nitidez.
A TCL ainda não divulgou os preços das novas TVs, nem as datas de lançamento. Para mais detalhes, clique aqui.
Veja outros posts relacionados:
Ver TV durante o dia? Esta MiniLED tem brilho de sobra
Blog do Editor: a polêmica do brilho nas TVs MiniLED