Veja aqui as melhores séries disponíveis nas principais plataformas, por Paulo Gustavo Pereira*.
ADOLESCÊNCIA
(Adolescence, 2025)
Gênero: drama (1 temporada, 4 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Nos primeiros cinco minutos, parece um filme de ação: um grupo fortemente armado invade o que parece ser o covil de um grupo terrorista. A câmera, sem titubear, acompanha os policiais vasculhando cada cômodo até chegar ao quarto de Jamie Cooper, 13 anos, que então é preso. Para manter a tensão, o diretor Philip Barantini não para de filmar até a grande revelação no final desse angustiante episódio. Sem cortes, a câmera frenética de Barantini acompanha Jamie e seu pai Eddie, da casa até a delegacia, onde é revelado que Jamie está sendo acusado de matar uma colega de escola. Nada mais fica calmo nos outros três episódios da minissérie, com a câmera como uma testemunha ocular, em tempo real, visitando a escola, a conversa de Jamie com a psicóloga e a conclusão com Eddie, sua esposa Manda e a irmã de Jamie, Lisa. É uma série forte, sem arestas, discutindo bulling e a influência das redes sociais nas relações escolares e numa típica família inglesa de classe média. A ideia de fazer as filmagens em plano sequência, a exemplo de filmes como A Marca da Maldade (1958) e 1917 (2019), foi trazer o espectador para dentro da ação, para testemunhar a triste realidade de um adolescente que poderia ser seu filho. É um dos dramas mais relevantes dos últimos tempos, evocando a também polêmica produção 13 Reasons Why (2017, Netflix). Tanto que muitas escolas, inclusive no Brasil, estão aconselhando pais a assistirem.
RUPTURA
(Severance, 2022)
Gênero: ficção científica (2 temporadas, 19 episódios)
Onde assistir: Apple TV+ (trailer)
Imagine uma empresa que, para aumentar a produtividade de seus funcionários, desenvolve um dispositivo a ser colocado cirurgicamente na cabeça deles. Após a cirurgia, eles passam a separar a vida pessoal da profissional. Ao passar pelo elevador que leva aos escritórios, o dispositivo é acionado e o funcionário não lembra de sua vida lá fora. É claro que um experimento tão radical tem efeitos colaterais idem. O roteiro acompanha um grupo desses funcionários que começa a questionar o que estão fazendo na empresa. Na 2ª Temporada, o desafio é administrar as verdades reveladas nas decisões dos personagens para impedir que suas vidas continuem sem sentido. Destaque para Adam Scott (de Parks and Recreation) como o personagem central da série, lutando para reencontrar sua esposa – que, segundo a empresa, morreu. Só que ela está bem viva e muito próxima a ele. Curiosidade: vários episódios da série foram dirigidos pelo co-produtor Ben Stiller, astro de Um Dia no Museu, entre outros sucessos.
SÓ A TERRA PERMANECE
(Earth Abides, 2024)
Gênero: terror (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Séries sobre o fim dos tempos geralmente estão ligadas a algum tipo de apocalipse zumbi estilo The Walking Dead (Disney+), mutantes assassinos como em The Last of Us (Max) ou a pura barbárie, como em O Último Navio (Prime Video). A surpresa aqui é que o fim do mundo pode não ser tão bizarro… Num futuro incerto, quase toda a população foi devastada por um vírus. Apenas alguns sobreviveram, caso do geólogo Isherwood que volta para sua cidade natal e encontra outra sobrevivente, Emma, e os dois acabam se apaixonando. O que vem a seguir é o grande diferencial desse gênero. O desafio dos sobreviventes não é encontrar comida, energia ou água potável, mas evitar uma infestação de ratos famintos! A tensão no nascimento do primeiro filho do casal, junto com a luta contra os roedores, é o ponto alto da série. Roteiro baseado num texto escrito em 1949 – adaptado por Toddy Komarnicki, mesmo roteirista do filme Sully – O Herói do Rio Hudson (Max), com Tom Hanks – e que ganhou o Prêmio Internacional de Fantasia em 1951. O elenco é liderado por Alexander Ludwig, de Vikings, e Jessica Frances Dukes, de Ozark (ambas as séries disponíveis no Netflix).
LEI & ORDEM: CRIME ORGANIZADO
(Law & Order: Organized Crime, 2021-2025)
Gênero: policial (5 temporadas, 75 episódios)
Onde assistir: Universal+ (trailer)
Quem está de volta a Nova York para mais uma temporada é o detetive Elliot Stabler, da Unidade de Vítimas Especiais. Elliot passou um período trabalhando como infiltrado na Europa, mas uma tragédia pessoal leva-o à Divisão contra o Crime Organizado, onde terá recursos para descobrir o responsável pelo assassinato de uma pessoa importante em sua vida. O roteiro aqui aborda a luta dessa área da polícia contra quadrilhas que atuam na cidade, seguindo o esquema de suspense e ação de toda a franquia, que teve início há mais de 25 anos. No papel de Elliot, permanece Christopher Meloni, que é praticamente a “cara” da franquia. Já foram produzidas, além da Law & Order original, as séries Lei & Ordem – Unidades de Vítimas Especiais e Lei & Ordem – Crimes Premeditados. Todas produções de Dick Wolf, um dos caras mais prolíficos da TV americana desde os anos 90.
THE PITT (2024-2025)
Gênero: drama de hospital (2 temporadas, 16 episódios)
Onde assistir: Max (trailer)
Vai começar um longo plantão para médicos e enfermeiros de um dos maiores hospitais públicos de Pittsburgh. Quem chega para seu longo dia de atendimento é o dr. Michael (Noah Wyle, de Os Bibliotecários), que tem pela frente todo tipo de caso, de intoxicações a acidentes diversos. Michael dá as boas-vindas a três jovens médicos para o plantão no Pitt. O nome é uma abreviação de Pittsburgh, mas também o apelido da ala de emergência, um “poço” de onde ninguém tem certeza de sair. A grande sacada da série é acompanhar hora a hora o plantão de médicos e enfermeiros, mostrando casos que podem ou não continuar no episódio seguinte. A série é criação de um especialista na matéria, o produtor e roteirista R. Scott Gemmill, que trabalhou vários anos em E.R. – Plantão Médico (Max).
SEGREDOS DE FAMÍLIA
(Apples Never Fall, 2024)
Gênero: drama (1 temporada, 7 episódios)
Onde assistir: Globoplay (trailer)
Mais uma adaptação de história escrita por Lindsay Moriarty, especialista em dramas familiares e responsável pela intrigante Big Little Lies (Max). Numa pequena mas agitada cidade da Califórnia, um assassinato revela um segredo obscuro da família de Stan e Joy, um casal de treinadores de tênis. Com os quatro filhos encaminhados, eles decidem vender seu negócio e curtir uma bela aposentadoria. O problema é que, no meio dos preparativos para a aposentadoria, eles recebem a visita de uma misteriosa jovem, com um segredo que pode abalar toda a família. No meio da crise, Joy desaparece, numa trama envolvente reforçada pelas interpretações de Sam Neill (Jurassic Park) e Annette Bening (Beleza Americana).
OS ASSASSINATOS DE ARE
(The Are Murders, 2025)
Gênero: suspense (1 temporada, 5 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Desde que as séries The Killing (2007) e Milênio (2009) ganharam fama internacional, o mundo descobriu as tramas de suspense policial nos países nórdicos. Com um estilo mais intimista, foram várias produções nos últimos anos mostrando histórias eletrizantes, como Bordertown (2016, Netflix) e Wisting (2019, Globoplay). É o caso dessa série sobre crimes em Are, região turística da Suécia para esquiadores. É para lá que vai a policial Hanna, investigar o desaparecimento de uma jovem estudante, enquanto ela própria tenta esquecer seu envolvimento numa crise na polícia de Estocolmo. Um fator que ajuda a aumentar sua sensação de perda é a imensidão gelada do lugar, coberto de neve praticamente o ano inteiro. A neve é quase um personagem, que ajuda a contar uma história tensa e repleta de reviravoltas. E é interessante o caminho nada convencional escolhido para o desfecho.
GOOSEBUMPS – O DESAPARECIMENTO
(Goosebumps, 2023-2025)
Gênero: suspense (2 temporadas, 18 episódios)
Onde assistir: Disney+ (trailer)
A série original “Goosebumps”, baseada em histórias infanto-juvenis do escritor americano R.L.Stine, foi sucesso na televisão nos anos 1990. Ganhou um filme em 2015 (Goosebumps – Monstros e Arrepios), estrelado por Jack Black e hoje disponível no Max. Agora chega esta nova série, em formato antologia, com David Schwimmer (o Ross, de Friends) liderando o elenco. A 1ª Temporada se passa numa cidade costeira, onde um grupo de estudantes libera uma força sobrenatural devastadora numa antiga mansão. É um enredo psicológico mais adulto do que infanto-juvenil. Não tem violência gráfica, mas as cenas foram criadas para dar medo. E funcionam. A série original de 1995, com o título A Hora do Arrepio, está disponível no Prime Video.