O Fórum SBTVD, que coordena o desenvolvimento da TV Digital no Brasil, aproveitou a edição 2025 da NAB, feira de tecnologias audiovisuais realizada em Las Vegas, para apresentar equipamentos da futura TV 3.0. O presidente do Fórum, Raymundo Barros, e o secretário do Ministério das Comunicações, Wilson Wellisch, mostraram no evento os protótipos da antena e do conversor 3.0 (foto), que devem ser comercializados no Brasil a partir de 2026.
Diante de uma grande delegação de profissionais brasileiros dos segmentos de TV, rádio e internet, Barros apresentou os produtos durante o painel “Status e Perspectivas do DTV+: Fórum SBTVD & Ministério das Comunicações”. Como convidado, Wellisch falou sobre o processo de implantação da TV 3.0, que só depende agora da assinatura do presidente Lula, já que todos os testes foram concluídos (veja aqui).
Segundo Barros, os custos da antena e do conversor serão acessíveis para permitir a rápida expansão do novo padrão de TV no país. “Os primeiros modelos poderão ter um custo um pouco mais alto, mas com o aumento da escala a tendência é que os preços despenquem em um ano”. Wellisch acrescentou que o governo estuda formas de fornecer os equipamentos gratuitamente a famílias de baixa renda.
A antena da TV 3.0 será do tipo MIMO (Multiple-input Multiple-output), que combina múltiplos receptores e transmissores (veja a foto). A partir da oficialização do novo padrão, fabricantes de TVs poderão também equipar seus aparelhos com versões embutidas do conversor e da antena, simplificando a instalação. Essas TVs deverão ter custo acima dos modelos atuais.
No projeto apresentado ao Minicom no final do ano passado, o Fórum SBTVD definiu que a TV 3.0 será compatível com as resoluções 4K e 8K e conteúdos HDR, além de áudio imersivo. Não haverá mais canais numéricos: cada emissora terá seu aplicativo, que o telespectador poderá acessar como faz hoje na internet.
FONTE: Fórum SBTVD
Veja outros posts relacionados:
Vale a pena esperar a TV 3.0 para comprar uma TV nova?
Governo quer adaptadores para TV 3.0 funcionar nas TVs atuais