Vem aí uma nova atualização da conexão HDMI, a mais usada no mundo em equipamentos de áudio e vídeo.
As versões atuais – 2.0, lançada em 2013, e 2.1 (2017) – já ameaçam não dar conta da enorme quantidade de dados que trafegam pelas redes. Antes que estas comecem a travar, já está pronta a versão HDMI 2.2, com uma série de aperfeiçoamentos.
O anúncio oficial foi feito em janeiro, na CES de Las Vegas, pelo HDMI Forum, consórcio internacional de fabricantes de aparelhos e acessórios eletrônicos (TVs, players, computadores, dispositivos móveis, cabos e componentes variados).
Em março, a entidade informou que a nova especificação abrirá “opções mais avançadas” para produtores de conteúdos como filmes, séries e games, “permitindo sua distribuição em múltiplas plataformas”.

Espera-se que produtos dessa categoria comecem a chegar ainda este ano ao segmento Pro AV (sistemas corporativos e de uso profissional).
O consórcio faz questão de deixar claro que HDMI 2.2 não será apenas mais uma atualização, a exemplo do que acontece com outros padrões da indústria eletrônica.
O site americano SCN (System Contractor News) foi ouvir alguns especialistas da área para conferir quais são os avanços prometidos e o que podemos esperar dessa mudança. Abaixo, trazemos um resumo do que eles disseram.
Capacidade duas vezes maior de tráfego de dados

A primeira observação é que, com HDMI 2.2, irá dobrar a capacidade de tráfego de dados, dos atuais 48 Gigabits por segundo para 96Gbps. Com isso, será possível trafegar conteúdos em altíssima resolução com maior profundidade de cor (color bit depth), o que é um anseio de cineastas e produtores.
Para se ter uma ideia, a conexão HDMI 2.1 só permite a passagem de sinal 8K com compressão, limitando a frequência a 60Hz. Na nova versão, será possível levar conteúdos gravados em 8K sem compressão até a 240Hz, ou em 10K a 120Hz!
Mesmo conteúdos em resolução inferior (4K e até 1080p) serão beneficiados com o aumento da taxa de quadros (frame rate).
Os especialistas garantem que isso será uma revolução, por exemplo, nas transmissões esportivas com suas imagens em movimentos rápidos. Nos equipamentos atuais, dizem eles, há imprecisões (embora estas sejam difíceis de perceber para quem não tem olhos treinados).
Eles apontam também que HDMI 2.2 vai trazer aprimoramentos na sincronização entre os sinais de áudio e vídeo. É um avanço em relação ao atual eARC, muito útil, por exemplo, na conexão da TV a aparelhos de áudio, como receivers e soundbars.

Para maximizar os benefícios do HDMI 2.2, o HDMI Forum decidiu também especificar um novo tipo de cabo, cujo nome comercial será “Ultra96”. Será obrigatório o uso dessa identificação nos cabos, que precisarão ser certificados pelo Forum.
Vantagens apontadas pelos experts

* Duas vezes mais capacidade de dados (96Gbps), permitindo o uso dos equipamentos por muitos anos à frente.
* Capacidade para sinais 4K até 480Hz, 8K até 240Hz e 10K até 120Hz.
* Melhor sincronização áudio/vídeo, utilizando o protocolo LIP (Latency Indication).
* Menores níveis de latência e taxas mais altas de renovação de tela (refresh rate)
* Maior nitidez e profundidade de cores, inclusive para telas gigantes como as de estádios, aeroportos etc.
* Aplicações de AV imersivo, realidade virtual, medicina etc.
© HOME THEATER & CASA DIGITAL. Direitos Reservados