Em evento nesta segunda-feira em São Paulo, a Samsung apresentou sua linha mais avançada de TVs 4K, que começa a chegar esta semana às lojas. A principal inovação está no processamento HDR1000, que segundo a empresa atinge luminosidade de 1.000 nits (contra o máximo de 500 nits dos HDR lançados anteriormente).
Como outros fabricantes, desde o ano passado a Samsung começou a distribuir no Brasil seus TVs 4K HDR (High Dynamic Range). Essa tecnologia significa um avanço em relação aos 4K convencionais, já que o sinal é captado com níveis mais alto de brilho e contraste e processado dentro do TV para oferecer maior envolvimento visual. “Nit” é a unidade de referência para pontos luminosos na tela.
Para a apresentação, a Samsung convidou Paulo Rabelo, diretor de Tecnologia da TV Globo, que nesta mesma segunda-feira iniciou a veiculação de sua primeira produção em HDR: a minissérie Ligações Perigosas, estrelada por Patricia Pillar e Selton Melo. “Essas imagens foram captadas com câmeras HDR e depois processadas em equipamentos compatíveis”, explicou Rabelo. “É mais um passo em nosso projeto de experimentar esses novos formatos”.
Embora não forneça números, a Samsung informou que o segmento de TVs 4K cresce mais rapidamente que o de TVs em geral, incentivando o lançamento de produtos mais avançados. A linha 2016 inclui sete modelos, em tamanhos de 49”, 55”, 65”, 78” e 88”. “Todos os nossos 4K agora passam a ser HDR”, informou Gustavo Assunção, diretor da área de áudio/vídeo na empresa.