Num acordo inédito no Brasil, a Samsung anunciou que parte das atividades dos Jogos Rio 2016 poderá ser acompanhada através do dispositivo Gear VR. O aparelho, que permite visualizar imagens em realidade virtual e em 360 graus, pode ser usado a partir desta sexta-feira, na cerimônia de abertura, e até o final dos Jogos, no dia 21 de agosto.
Para isso, a Samsung fechou acordo com a Globosat, que detém os direitos de transmissão do evento em plataformas multimídia. Após baixar o aplicativo SporTV VR, o usuário poderá assistir a até 100 horas de conteúdos em realidade virtual. Imagens desse tipo serão produzidas nas cerimônias de abertura e encerramento, e também em competições de basquete masculino, ginástica, vôlei de praia, esgrima, atletismo e saltos ornamentais.
“A TV ao vivo começa um ciclo virtuoso com esta Olimpíada”, diz Roberto Primo, diretor de tecnologia da Globosat. “Vamos colocar o usuário como o centro da experiência, e cada detalhe vai contribuir para aumentar o prazer de assistir”. Além dos eventos ao vivo, o aplicativo permitirá rever conteúdos gravados em imagens 360 graus, com diversos ângulos de câmera que o próprio usuário seleciona.
Já o diretor de dispositivos móveis da Samsung, André Varga, comentou que a empresa está investindo na realidade virtual como uma nova área de negócios. “Estamos entusiasmados em trabalhar com a Globosat nesta empreitada inédita, conectando os fãs diretamente à ação no Rio, através de histórias contadas em 360 graus, realidade virtual e de nossos telefones Galaxy”, disse ele.