O mercado mundial de TV por assinatura ultrapassou no primeiro trimestre de 2015 a marca de 900 milhões de domicílios, atingindo uma penetração de 48% da população mundial. É o que revela o mais recente levantamento da consultoria especializada ABI Research sobre o setor, divulgado na semana passada. A previsão é de que o crescimento seja constante nos próximos cinco anos, especialmente nos países emergentes.
“Até 2017, mais da metade da população mundial terá acesso à TV paga, com 1 bilhão de assinantes”, prevê Jake Saunders, vice-presidente da ABI. A pesquisa indica também que a forte competição dos serviços OTT (Over-The-Top) irá obrigar os provedores de TV por assinatura a ampliar sua gama de serviços para não perder assinantes. Além disso, a chamada ARPU (Average Revenue per User, ou “taxa média de receita por usuário”) tende a cair progressivamente.
Segundo os pesquisadores, a competição é mais intensa nos mercados mais maduros, como América do Norte e Europa Ocidental, onde a penetração da TV paga já chega à faixa de 60% a 80% das residências. Na região denominada “Asia Pacific” (que inclui Japão, Coreia e países próximos, exceto China), os grandes investimentos em banda larga farão aumentar expressivamente a de serviços OTT.