“A Nova Biblia do Som” é o título do novo trabalho do engenheiro e professor Luiz Fernando Cysne, disponível a partir deste mês em e-book. Autor do clássico “A Biblia do Som”, publicado na década de 1980 e que teve uma 2a. edição em 2006, Cysne é um dos mais renomados profissionais da área, com centenas de projetos realizados inclusive fora do país.
Com 14 capítulos, 9 apêndices e um total de 2.500 páginas, “A Nova Biblia do Som” contém uma atualização completa dos trabalhos anteriores, que o autor pesquisou e escreveu nos últimos anos, em meio a suas atividades como projetista, consultor e professor. “Não conheço nenhum trabalho, mesmo em outros idiomas, que seja tão abrangente”, diz Cysne, que publicou o primeiro livro em 1989. “Coleciono livros e revistas sobre áudio desde 1957, e nunca encontrei algo assim completo”.
Segundo ele, o fato de poder publicar o trabalho em formato digital eliminou algumas das dificuldades anteriores. Se fosse impresso, o livro hoje pesaria cerca de 8kg, diz ele. “O conteúdo é praticamente o dobro do primeiro livro, mas decidimos manter a estrutura original, acomodando as atualizações nos capítulos e seções já existentes”, acrescenta o autor, destacando entre as novidades a introdução dos sistemas IMAX e Dolby Atmos e explicações detalhadas sobre sistemas de segurança (aproveitando orientações da FIFA adotadas durante a Copa do Mundo de 2014) e sistemas controlados digitalmente.
“Temos 100 páginas dedicadas ao tópico ASE (Áudio sobre Ethernet), que são redes específicas de áudio, diferentes das redes convencionais de TI”, explica Cysne, que aborda também o uso dos softwares que ele próprio desenvolveu para gerenciamento de áudio.
“A Nova Biblia do Som” poderá ser encontrado nas plataformas Amazon e Google Play e lido em computadores e dispositivos portáteis. Para mais detalhes, acesse a página do autor no Facebook.