Confirmando uma tendência que já se nota entre lojistas e consumidores, o mercado mundial de aparelhos portáteis de áudio está crescendo acima do esperado. Segundo o mais recente levantamento publicado pela consultoria especializada Futuresource, a expansão foi de 22% no ano passado, contra um crescimento de 2% na venda de eletrônicos em geral.
A pesquisa Worldwide Home Audio Market incluiu as seguintes categorias de produto: receivers de home theater, sondaras, sistemas de áudio hi-fi e caixas acústicas sem fio. Foram 71 milhões de unidades vendidas durante o ano, gerando uma receita de US$ 10 bilhões para os fabricantes.
Os itens que mais cresceram em vendas foram soundbars e caixas sem fio, compensando a queda nas vendas de receivers e sistemas hi-fi. O estudo confirmou que as caixas Bluetooth e os modelos para som ambiente (multiroom) são os preferidos do consumidor atualmente. Sistemas de áudio sem fio estão entre os atuais hits da indústria eletrônica, com crescimento de 27 milhões de unidades em 2013 para 53 milhões em 2014 (cerca de 93%).
Rasika Iyer, analista da Futuresource, comentou que a maior parte dos fabricantes aposta nessa tendência. “Os consumidores cada vez mais buscam facilidade de conexão para os serviços de streaming mais populares, como Spotify, iTunes e agora Apple Music”, diz ela. “Além disso, é inegável que todo mundo quer estar o tempo com seu smartphone conectado”. Iyer prevê que até 2019 quase todos os aparelhos de áudio serão sem fio.