Apesar da pandemia, as vendas de TVs vêm se mantendo estáveis no Brasil, e até crescendo no segmento premium (acima de 55 polegadas). É o que revela pesquisa da GfK comparando dados do primeiro semestre com o mesmo período dos dois últimos anos. Pelos dados apurados junto a varejistas de todo o país, a preferência por TVs 4K já supera os 60%.
“O crescimento dessa categoria de TVs vem sendo contínuo e consistente em todas as regiões do país”, confirma Fernando Baialuna, diretor da GfK responsável pelo segmento de eletrônicos. Segundo ele, entre janeiro e agosto as vendas de modelos de 55” ou mais – quase todos 4K – aumentou nada menos do que 85% na região Norte e 80% no Nordeste.
“Esses números são influenciados pela base de comparação, que era baixa em 2019”, explica Baialuna. “Mas confirmam que as telas grandes são um desejo da população. Na Grande São Paulo, o aumento foi de 43%, enquanto na região metropolitana do Rio de Janeiro chegou a 52%, e no Centro-Oeste registramos 57% de aumento”.
Os dados são computados semanalmente pela GfK, com base em informações fornecidas pelas principais redes varejistas em cada região. As vendas totais nas primeiras 35 semanas do ano, que eram de R$ 10,9 bilhões em 2018, saltaram para R$ 11,9 bi em 2020. A proporção de TVs UHD era de 39,8% em 2018 e agora chegaram a 61,9%.
A pesquisa identificou ainda que os consumidores estão se dispondo a gastar mais na compra de TVs. A participação dos modelos com preço superior a R$ 3.500 chegou a ser de 12,7% em 2018, caiu para 10,9% em 2019 e voltou a subir em 2020 para 11,6%.
FONTE: GfK
Temas relacionados:
TVs 4K: 130 modelos para escolher, no nosso Guia exclusivo
Vendas de TVs não caem, apesar da crise