Até o dia 30/11, o Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital) receberá proposta para a implantação no país da TV 3.0. Estão sendo convidadas empresas privadas, universidades e centros de pesquisa brasileiros que desenvolvem tecnologias para transmissão de sinal de TV, além de entidades internacionais como ISDB-T (Japão), ATSC (EUA) e DVB (Europa).
TV 3.0, que em alguns países também chamada Next-TV, é o nome comercial do novo padrão de transmissão digital, já adotado em países como EUA, Japão e Coreia do Sul. Segundo Luiz Fausto, coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD, as propostas devem detalhar os requisitos técnicos do novo sistema e os procedimentos para testes das tecnologias empregadas.
“A TV 3.0 oferecerá uma nova experiência de consumo de mídia, totalmente baseada em aplicativos, com integração completa e transparente do conteúdo transmitido pelo ar com o transmitido pela internet”, explica Fausto. Ele acrescenta que a qualidade de som e imagem será elevada a outro patamar, com vídeo UHD, áudio imersivo e personalizável.
Pelos planos do Fórum, após a análise das propostas que estão sendo recebidas a entidade irá recomendar ao governo brasileiro as tecnologias apropriadas para implantação da TV 3.0 no país. A previsão é que as normas técnicas sejam elaboradas em 2022.
Para saber mais detalhes, acesse https://forumsbtvd.org.
FONTE: Fórum SBTVD
Temas relacionados:
Como será a nova geração da televisão mundial
Globo investe para criar a “TV do futuro”