Indicada para sistemas de áudio Hi-Fi e home theater, a nova linha de caixas acústicas Chora da Focal foi desenvolvida visando entusiastas de áudio exigentes, mas que buscam um conjunto refinado de custo mais acessível. São três modelos torres (826-D, 826, 816), uma bookshelf (806), uma central (Center) e uma compacta de parede (Surround) produzidos na França com drivers exclusivos e gabinetes que valorizam o design.
É o caso do novo cone Slatefiber, um composto de fibras de carbono e polímero termoplástico capaz de combinar rigidez, leveza e amortecimento, o que resulta em um som equilibrado, dinâmico e detalhado. Já o tweeter de 1” feito de alumínio e magnésio, ainda segundo o fabricante, pode oferecer agudos suaves e otimizar a espacialidade sonora com alcance de frequência de até 28kHz (±3dB).
A referência da linha é a Chora 826-D, de 105cm, equipada com driver full range de 5”, para efeitos Dolby Atmos. A ideia é que ao ser direcionado para o teto em um ângulo devidamente calculado, o sinal de áudio (Front Height) refletido envolva os ouvintes na sala com uma imersão 3D mais realista.
Com sensibilidade de 91dB, essa torre de 3 vias trabalha com mais um falante para médios e dois para graves de 6,5”, que se estendem a 48Hz (39Hz -6dB), e admite amplificação de 40 a 250W. Distribuídas no Brasil pela empresa Audiogene, as caixas linha Chora estão disponíveis em três opções de acabamentos: Dark Wood, Light Wood e Black.
Para complementar um conjunto Chora, a Focal recomenda o subwoofer Sub 600P, novidade da marca, porém trabalhando com driver de 12” (cone Polyflex) alimentado por amplificador Classe D interno de 600W. Com 40cm de altura, o gabinete selado (Closed box) evita turbulências e distorções nos graves, cuja frequência mínima reproduzida é de 26Hz (-6dB).
FONTE: revista HOME THEATER & CASA DIGITAL / Audiogene
Textos relacionados:
Teste: conjunto de caixas Dolby Atmos da Focal
Caixas acústicas B&W Série 600: um teste com música e filmes
Teste: caixas Revel Concerta2: high-end mais acessível?
Com acabamento e materiais nobres, Focal lança a caixa Kanta No 2