Bem antes do que se esperava, as redes de varejo no Brasil já estão fazendo promoções com os TVs de resolução 8K que chegaram ao mercado no final do ano passado. Em 2020, a indústria ampliou a oferta desse tipo de aparelho, que oferece quatro vezes mais nitidez de imagem do que os modelos 4K; estes hoje são maioria no mercado.
Lançados em 2013, os TVs 4K levaram aproximadamente quatro anos (por ocasião da Copa do Mundo de 2018) para caírem nas promoções do varejo. A exceção eram as campanhas da Black Friday, quando todas as lojas aumentam seus descontos. No restante do ano, normalmente os preços se mantêm estáveis pelo menos até um ano após o lançamento, quando começam a chegar as linhas novas.
Desta vez, as ofertas acontecem apenas três meses após a chegada às lojas de modelos como o Samsung Q800T, em versões de 65” e 75”, que pode ser adquirido com descontos de até 20%. A mesma diferença foi anotada pela equipe da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL para os modelos 8K NanoCell, da LG, em lojas virtuais de duas grandes redes.
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Aparentemente, o fenômeno segue uma tendência mundial: a cada nova tecnologia que surge, diminui o tempo de maturação até que os preços comecem a cair. No caso de TVs 8K, a febre de descontos começou no ano passado no mercado americano. A Samsung, que lançou o primeiro modelo desse tipo em setembro de 2019, reinou sozinha nas lojas até abril, quando Sony e Vizio (hoje a segunda marca mais vendida no país) lançaram seus primeiros TVs 8K, seguidas pela LG.
Além da concorrência natural, contribui para isso a exigência de manter a rentabilidade, tanto por parte dos fabricantes quanto dos varejistas. TVs 8K naturalmente têm um valor médio mais alto e se encaixam na categoria de itens “aspiracionais”, no jargão do marketing. Todas as pesquisas indicam a aspiração do consumidor por telas maiores e mais brilhantes, atributos que a nova geração de TVs oferece de sobra.
A tendência tem a ver também com a guerra de preços que, nos últimos anos, fez cair a cotação dos TVs 4K em todo o mundo. Num estudo empírico, nossa equipe comparou os preços médios atuais aos que o mercado praticava para modelos equivalentes em dezembro de 2018, quando publicamos pela primeira vez o Guia de TVs 4K.
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A queda de preços foi vertiginosa em todas as marcas e tamanhos, inclusive nas telas grandes que são a principal âncora da indústria. O modelo OLED 4K 65” top de linha da Panasonic, por exemplo, custava R$ 29.000; hoje, sai por R$ 8.500. O QLED premium da Samsung (Q9FN 75”) tinha preço médio de R$ 46.000, enquanto o principal modelo 4K de hoje (Q95T) está cotado a R$ 12.000.
Entre os de painel LED-LCD, as diferenças também são notáveis, com quedas de até 70%. A única categoria que manteve a média – e em alguns modelos até aumentou de preço – foi a dos TVs NanoCell, da LG, que competem diretamente com os QLED da Samsung e da TCL.
Pelo visto, o fenômeno começa a se repetir com as linhas 8K, hoje as mais avançadas do mercado, com descontos que podem chegar a 44% (veja o quadro abaixo). Evidentemente, não são todas as lojas que exibem esses TVs – até pelas dificuldades logísticas que envolvem produtos de alto valor. E, como já explicamos aqui, é importante ver o aparelho funcionando antes de decidir pela compra.
Mas, para quem prefere a comodidade da internet (ou está sem poder sair de casa), bastam alguns cliques para encontrar ofertas tentadoras, inclusive nas grandes redes varejistas.
Veja abaixo algumas comparações entre TVs 8K:
MARCA/MODELO |
DESCONTO* |
Samsung QLED Q950T 75” |
20% |
Samsung QLED Q900R 82” |
36% |
Samsung QLED Q800T 65” |
44% |
TCL QLED X915 75” |
17% |
LG NanoCell NANO95 75” |
33% |
LG NanoCell NANO96 65” |
33% |
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