Lançada no mercado internacional em 2018 (no Brasil em 2019), a tecnologia 8K – que oferece resolução de imagem quatro vezes mais alta que a 4K – está em forte expansão. É o que diz estudo da consultoria americana Strategy Analytics, que após ouvir fabricantes e entidades de vários países estima as vendas para este ano em 1 milhão de aparelhos – quase o triplo de 2020.
Segundo a empresa, mesmo com a falta de conteúdos em 8K, boa parte dos consumidores está sendo atraída para essa tecnologia devido às telas gigantes (acima de 65”) e aos outros recursos embarcados nos aparelhos. No Brasil, Samsung e LG são por enquanto as duas marcas de TVs 8K disponíveis.
A pesquisa indicou que o crescimento nas vendas mundiais deve ser ainda maior nos próximos anos, atingindo a marca de 4 milhões de aparelhos em 2022 e nada menos do que 72 milhões em 2025. China e EUA deverão responder por 60% desse total. “Já era para ter acontecido em 2020, não fosse a pandemia”, diz Edouard Bouffenie, analista da Strategy Analytics. “O único fator que ainda impede um crescimento maior é o preço dos TVs, mas já notamos uma tendência de queda”.
Atualmente, o mercado mundial de TVs é estimado em 220 milhões de aparelhos, dos quais aproximadamente 55% é composto por modelos 4K. Os analistas acreditam que até 2026 a indústria não estará mais produzindo TVs Full-HD e que metade das vendas será de modelos 8K.
Para saber quais TVs 8K estão à venda no Brasil, acesse nosso Guia de TVs 4K e 8K.
FONTE: Strategy Analytics
Temas relacionados:
Vídeo: como foram os testes da TV NanoCell 8K de 65”
Varejo brasileiro já faz promoção de TVs 8K