A Samsung prepara o lançamento comercial dos TVs com painel híbrido (pontos quânticos + leds orgânicos) para este semestre. Anunciada para demonstração na CES, no início do mês, a novidade foi adiada devido a uma divergência com a LG Display, que irá fornecerá o painel OLED à concorrente.
As duas rivais vinham negociando há alguns meses, já que a Samsung passou a aceitar o uso de painéis do tipo WOLED, que utilizam subpixel branco. É o mesmo tipo de painel fornecido à LG Electronics para produção dos TVs OLED, cuja qualidade sempre foi questionada pela Samsung. Esta continua desenvolvendo um painel próprio, sem o subpixel branco, mas surgiram dificuldades industriais no ano passado.
As negociações foram interrompidas dias antes da CES, devido ao valor dos painéis. Segundo fontes ligadas às duas empresas, a Samsung exigia pagar menos do que é cobrado da LG Electronics. Isso forçou a empresa a cancelar o lançamento no CES, onde estavam já agendadas reuniões com vários revendedores e distribuidores para discutir a estratégia de marketing para os TVs QD-OLED.
Depois da CES, as duas empresas retomaram as negociações, chegando a um acordo em torno do preço. Com isso, o Business Support Task Force, comitê criado pela Samsung especialmente para tratar do assunto, finalmente aprovou na semana passada o lançamento. O plano é adquirir cerca de 2 milhões de painéis WOLED da LG, dos quais 1,5 milhão serão usados na produção dos TVs QD-Display (a Samsung não irá utilizar a marca OLED), a serem lançados a partir de junho.
Os restantes 500 mil painéis poderão servir – a decisão ainda não foi tomada – para lançar TVs OLED com a marca Samsung, só que a preços inferiores aos particados pela LG.
FONTE: The Elec
Temas relacionados:
Sony é a primeira a exibir TV com painel híbrido QD-OLED
Acordo entre Samsung e LG para QD-OLED está em risco