Perto de completar dois anos desde a primeira publicação (março de 2020), o guia HT Streaming (publicado aqui) bateu a marca dos 300 títulos comentados. Até agora, são 309 as resenhas produzidas pelo crítico Paulo Gustavo Pereira que podem ser consultadas no roteiro.
Atualizado a cada duas semanas, o guia HT Streaming é a publicação mais completa do gênero, acompanhando o crescimento da audiência dos serviços de streaming – e principalmente das séries – nos últimos anos. Pereira, que assiste a diversas séries por semana, é um dos maiores especialistas do país no gênero, já tendo colaborado para diversas publicações.
Em 2008, ele publicou pela Ediouro o “Almanaque dos Seriados”, primeiro guia do gênero abordando toda a história das séries de TV a partir dos anos 1950. “Foram mais de 15 anos de pesquisas”, conta Pereira. “Juntei minhas memórias de infância e adolescência na frente da televisão com o material que pesquisei em arquivos dos jornais da época”.
Nos anos 80 e 90, ele passou a acompanhar o mercado de home video, primeiro com as fitas VHS, depois com os discos DVD. Em seguida, surgiu a TV por assinatura, inclusive com canais dedicados às séries. “No ano passado, fiz um levantamento que mostrou mais de 600 séries que estavam disponíveis nos serviços de streaming no Brasil”, conta ele.
Seu roteiro HT Streaming já soma mais de metade delas, todas assistidas na íntegra e resenhadas por ele, que não pretende parar. “As principais plataformas estão investindo bilhões em novas séries, e serviços como Globoplay estão resgatando produções que passaram anos atrás mas muita gente não viu. Então, temos ainda muito trabalho pela frente”.
Temas relacionados:
Quais são as plataformas de streaming mais assistidas
Roku acha que esta será a “década do streaming”