Especialistas ouvidos pelo site AV Network consideram que diversas inovações devem acelerar a adoção dos painéis LED nos próximos anos. São integradores, consultores, projetistas e executivos da indústria concordando que os benefícios dessa tecnologia estão sendo descobertos pelos usuários em diversos segmentos de mercado.
Uma dessas tendências é o uso de painéis curvos e/ou flexíveis, como lembra Mark Quiroz, da Samsung America:
“Estamos vendo um interesse crescente pelas telas curvas para videowall e os formatos de instalação flexíveis, combinados com novas ferramentas de gerenciamento de conteúdo que permitem exibir imagens em resolução mais alta e tamanhos maiores. A tecnologia de montagem dos módulos LED está evoluindo muito rápido, dando sentido à expressão ‘maior e melhor’. É o caso de nossa série The Wall IWA, com resolução 8K e taxa de renovação de tela de 120Hz. A tela gigante pode ser configurada para até 1.000 polegadas na horizontal. Nosso foco é entender como otimizar o espaço disponível para que a tela realmente enriqueça a área onde está instalada”.
Ambientes híbridos exigirão
novas soluções no design dos displays
Outra tendência importante está nos painéis dvLED (Direct View), atualmente passando por interessantes mudanças, como explica Megan Zeller, da fabricante Peerless-AV:
“Uma das inovações é a transição na forma de montagem, do tradicional SMD (surface-mount device) para o conceito CoB (chip on board). Isso deve reduzir mais ainda o custo dos painéis, abrindo oportunidades para uso em todo tipo de aplicação. Além disso, enxergamos maior demanda para displays com flexibilidade para uso em variados tipos de ambientes. Displays dvLED, além de oferecer qualidade de imagem perfeita, são flexíveis para configurações modulares e não sofrem com as condições de iluminação do local. Entrando agora na geração de displays 4K, teremos mais oportunidades de promover experiências envolventes”.
Juntamente com a qualidade dos pixels e o baixo custo de manutenção dos displays, outros especialistas apontam a tendência das soluções all-in-one como grande impulsionadora de negócios. Um deles é Adam Gilliland, da fabricante americana Daktronics:
“Devem se tornar comuns os sistemas tipo kit, que junto com o painel já trazem módulos de conexão Wi-Fi, por exemplo. Os ambientes tendem a se tornar diferentes, como já se nota nos espaços híbridos de trabalho. Surgirão produtos mais eficientes e com design sustentável, inclusive nos espaços residenciais. Já temos soluções que integram sistema de áudio, controle, chaveamento e que podem ser escaláveis conforme a necessidade do espaço. Logo teremos dispositivos baseados em IoT e também interativos, que podem ser acionados por gestos ou voz, tudo incorporado aos painéis de led”.
(c) AV Network