A Samsung Display, divisão do grupo Samsung responsável pela fabricação de painéis para TVs e monitores, confirmou nesta quarta-feira que encerra este mês a produção de produtos baseados na tecnologia de cristal líquido (LCD). A notícia era aguardada para o final do ano, mas a queda nos preços dos painéis forçou a empresa a tomar essa decisão. A concorrente LG também já anunciou que não irá mais produzir painéis LCD.
Segundo a consultoria americana DSCC (Display Supply Chain Consultants), o preço médio desses painéis despencou em 2022, atingindo a marca de 36.6 pontos numa escala de 100 criada em 2014. Isso significa que em oito anos a cotação do produto teve queda de 63,4% no mercado internacional. Em junho de 2021, a cotação estava em 87 pontos.
A decisão de não mais produzir painéis LCD havia sido tomada pela Samsung Display em 2020, mas vinha sendo adiada a pedido da matriz (Samsung Electronics). Com a pandemia, houve um súbito aumento na demanda por TVs e os preços chegaram a subir. Mas, no ano passado, o grupo decidiu terceirizar a produção para as gigantes BOE (chinesa) e AUO (taiwanesa).
Agora, a Samsung Display irá focar totalmente na produção de painéis OLED e QD (pontos quânticos). A empresa mantém acordos com grandes fornecedores de componentes da Coreia e do Japão, visando à produção de displays mais avançados.
FONTE: Korea Times