Uma das marcas japonesas de áudio mais lembradas nos anos 80/90, a Aiwa retorna ao mercado brasileiro, desta vez com TVs, caixas portáteis e fones de ouvido sem fio. A marca foi licenciada pelo Grupo MK, detentor da Mondial (eletroportáteis) e da XZone (acessórios para games), que já iniciou a produção das linhas de áudio e vídeo em Manaus, após comprar a fábrica que pertencia à Sony.
O Grupo apresentou os novos produtos Aiwa na Eletrolar Show 2022, incluindo TVs de 32” a 75”, caixas portáteis e fones Bluetooth. Segundo a empresa, a partir de agosto os consumidores poderão encontrar nas lojas as primeiras TVs Aiwa. Serão tamanhos de 32”, 43”, 50”, 55”, 65” e 75”, sendo cinco de resolução 4K. A empresa ainda não confirmou os preços.
Além disso, as novas TVs possuem compatibilidade com HDR10, recurso de proteção e conforto para visão (chamado de Blue Protect), e espelhamento de foto e vídeo com smartphone (Screencast).
As TVs de 55”, 65” e 75” são as mais avançadas, devido à compatibilidade com imagens Dolby Vision e áudio Dolby Atmos, além de quatro entradas HDMI. As de 65” e 75” virão com a plataforma Google TV e comando de voz à distância – sem a necessidade do controle remoto.
O Grupo MK é um dos maiores do país no segmento de eletroeletrônicos. Possui 4.230 funcionários e pretende contratar outros 1.000 até o final do ano. Em 2020, o grupo adquiriu a fábrica da Sony em Manaus, com aproximadamente 27.000m2, e está aproveitando todo o maquinário e a mão-de-obra local para montar as TVs Aiwa. Fundada em 1951, a Aiwa tem longa tradição em áudio; durante alguns anos, a marca pertenceu à Sony no Japão.
FONTE: Grupo MK
Temas relacionados:
Brasileira Mondial assume fábrica da Sony em Manaus
Onkyo entra em crise e pede falência no Japão