Com 86 polegadas, 192cm de largura e 110cm de altura, e pesando 46kg, a TV 4K LG UHD UP8050 está entre as maiores à venda no Brasil. Do mesmo tamanho, encontramos nas lojas dois outros modelos da LG: a NanoCell NANO75 e a LED UN8000, ambas 4K, além da QNED 99, que é 8K. Os maiores modelos da Samsung, por ora, são de 85”. E está para sair a TCL QLED de 98”.
A linha UHD da LG pode ser encontrada em outros dois tamanhos: 75” e 82”. Vem com a plataforma smart ThinQ AI, que já inclui o assistente de voz da LG, além de Alexa e Google, funções avançadas para games e conexões sem fio. Das TVs grandes que avaliamos recentemente, é uma das que oferecem melhor custo-benefício.
Retirando a TV da embalagem
Antes de receber a LG de 86”, verificamos as dimensões da embalagem a fim de preparar o caminho da garagem até a sala de testes, que fica no 1o. andar de um sobrado. Tivemos que retirar parte do corrimão de uma escada por onde duas pessoas carregariam a caixa gigante, com mais de 2,10m de largura e 57kg.
Em menos de 15 minutos removemos a TV da embalagem – que facilita ao abrir pelos lados –, instalamos os pés de metal e posicionamos o aparelho num móvel robusto para suportar o peso. O sofá ficou a 3,80m da tela. Uma boa notícia para quem adquirir essa TV de 86” é que, ao contrário de outros modelos, conta com instalação gratuita feita pela LG, e com suporte fixo de parede (grátis).
A UP8050 pode ser comandada, inclusive por voz, via smartphone com aplicativo LG TV Plus ou LG ThinQ. Este último tem melhor interação com a plataforma de Inteligência Artificial da TV, já que mostra os apps baixados, recomendações de conteúdo, e permite o controle de eletrodomésticos conectados dessa marca.
A integração inclui um Painel de Controle no menu da TV, onde é possível conectar, monitorar e criar rotinas de funcionamento. Por esse app, pode-se conectar a TV a um computador ou servidor na rede da casa e a dispositivos Bluetooth e AirPlay 2, inclusive com suporte à tecnologia de automação HomeKit, da Apple.
HDMI 2.1 e frequência de 120Hz
O sistema webOS 6.0 exibe os conteúdos smart na tela inteira, com mais espaço do que em TVs anteriores da LG. O menu apresenta sugestões de filmes e séries das plataformas de streaming e atrações das emissoras, tudo baseado no histórico de visualização.
Em nosso período de testes, o webOS 6.0 não foi tão responsivo quando tentamos acessar vários apps em sequência. Isso pode ser porque o painel tem muito mais serviços e informações do que na versão anterior do webOS.
O design da TV 86” é marcado por sua moldura fina em tom cinza escuro, sustentando a tela que tem apenas 6cm de espessura. Na traseira, há duas entradas HDMI 2.1 preparadas para sinal 4K HDR com taxa de 120 quadros por segundo, liberado por consoles ou PCs avançados. Assim como as melhores TVs do mercado, a UP8050 atualiza imagens na frequência de 120Hz.
Controle comanda videogame e receiver
Nas configurações iniciais, conectamos o aparelho em uma rede Wi-Fi 5, pareamos caixa acústica e fone Bluetooth para que o controle remoto LG Smart Magic comandasse receiver, media player e videogame. Esse controle tem botões direcionais para os quatro principais serviços de streaming (Netflix, Prime, Disney+ e Globoplay) e ativação dos assistentes Google e Alexa.
Caso o usuário não se contente com os nove modos de imagem oferecidos pela UP8050 (FILMMAKER, ISF ESPAÇO CLARO, ISF ESPAÇO ESCURO…), encontrará no menu opções variadas de ajuste. Nas TVs atuais da LG, as regulagens estão separadas em três segmentos: BRILHO, COR e CLAREZA.
No primeiro, tivemos de ajustar BRILHO DO PAINEL (para reduzir a intensa luz do backlight), CONTRASTE, BRILHO DA TELA e outros. No segundo, controlamos sutilmente o BALANÇO DE BRANCO e ajustamos PROFUNDIDADE DE COR, TOM etc.
Já no segmento CLAREZA, pouco alteramos NITIDEZ, REDUÇÃO DE RUÍDO e TRUMOTION. A qualidade da imagem pode ser otimizada por Inteligência Artificial ativando no menu os SERVIÇOS IA. Isso inclui o sensor de luz, que ajusta brilho de acordo com a iluminação no ambiente, recurso fundamental na reprodução de imagens Dolby Vision IQ (com calibragem em tempo real) e no mapeamento de tons HDR.
Ao ativar a opção “início automático do MODO FILMMAKER”, a TV muda automaticamente o modo de imagem nos filmes transmitidos pelo Amazon Prime Video.
MENU COM AJUSTES AVANÇADOS
Nossa avaliação
Durante mais de um mês, assistimos a diversos conteúdos na TV UP8050. Com Rambo – Programado Para Matar (Netflix), eram imagens limpas e tons de pele naturais, mesmo sendo um título de 40 anos atrás. Embora mais recente, Winter on Fire: A Luta Pela Liberdade na Ucrânia também se apresentou com boa definição, apesar de vários problemas com iluminação enfrentados pelos produtores ao longo do documentário.
Vimos ainda na TV LG jogos de futebol (HBO MAX) e programas da TV aberta com vivacidade de cores que surpreendeu, principalmente por ser uma tela LCD sem nanopartículas ou pontos quânticos. Acreditamos que isso se deve em parte à eficiência do processador LG Alpha7, de 4ª Geração, no upscaling e eliminação de ruídos.
Com painel LED-LCD do tipo VA e backlight Direct LED, a TV produziu contraste convincente e revelou detalhes importantes nas cenas escuras de John Wick – De Volta ao Jogo (Blu-ray 4K). Porém, os vazamentos de luz em alguns pontos da tela podem desagradar os mais exigentes.
Imagens de 86 polegadas e alto impacto
Nessa TV com suas 86 polegadas, assistir a conteúdos em Dolby Vision, como A Beleza Secreta dos Animais e Alerta Vermelho (Netflix), foi como estar dentro das cenas, devido ao equilíbrio de cores, profundidade e limpeza das imagens 4K. Além disso, o ângulo de visão não é tão limitado neste painel VA, o que possibilitou assistir sentado no chão e em poltronas nas laterais da sala.
Ao detectar sinal de game, a TV imediatamente ativa o MODO JOGO, para melhorar a latência, e um menu específico (PAINEL DE GAMES) que oferece ajustes de contraste de acordo com o gênero do jogo (FPS, RTS e RPG). Curiosamente, o som estéreo dessa TV parece ter mais potência que a informada pelo fabricante (20W), principalmente quando ativamos o ajuste SOM IA.
Mas nada melhor que aproveitar a compatibilidade Dolby Atmos e conectar uma soundbar ou receiver, para obter áudio muito mais forte e envolvente. Enfim, ver imagens 4K HDR numa TV de 86” foi uma experiência impactante em todos os sentidos.
FICHA TÉCNICA
Modelo: TV 4K LG UHD 86UP8050PSB, 86” Taxa de atualização nativa: 120Hz Conexões: 2 HDMI 2.1, 2 HDMI 2.0, 3 USB 2.0, RF, óptica, LAN, Wi-Fi (2,4 e 5GHz), AirPlay 2, DLNA, Bluetooth, Miracast Potência de áudio: 20W Dimensões (L x A x P): 192 x 110 x 6cm (sem base); 192 x 116 x 36cm (com base); 210 x 121 x 22cm (embalagem) Peso: 46kg (TV); 57,3kg (embalagem) Consumo máximo: 335W (fabricante); 290W* Preço médio: R$ 12.000 Fabricante: www.lge.com.br * Aferido com imagens HDR, modo brilhante (Vivo) e wattímetro Kill-A-Watt. |