Um aplicativo totalmente baseado em Inteligência Artificial, com conteúdos personalizados em função de cada usuário: assim será a nova versão do Globoplay, que está sendo preparada para integração nas TVs Smart mais avançadas. Segundo Raymundo Barros, diretor de Estratégia e Tecnologia do Grupo Globo, o app terá capacidade de escolher o sinal de melhor qualidade, seja da TV aberta, fechada ou internet, sem que o telespectador precise fazer nada.
Participando do evento Pay-TV Forum, realizado na semana passada em São Paulo, Barros – que comanda uma equipe de aproximadamente 1.800 profissionais de tecnologia – disse que a Globo tem acesso hoje a dados de mais de 100 milhões de usuários, com mais de 10 bilhões de interações diárias.
“Se o telespectador for assistir a um conteúdo que está na TV aberta, o app irá buscar poupando tráfego de rede”, explicou ele. “Se o conteúdo estiver disponível em 4K na rede IP, e a TV for compatível, o app irá buscar automaticamente o sinal de melhor qualidade”.
Ainda de acordo com o executivo, o uso da Inteligência Artificial vai trazer também mudanças na publicidade, permitindo inserir anúncios de acordo com o perfil de cada usuário. O novo app consegue endereçar os anúncios para qualquer dispositivo, não importando se o sinal vem pelo ar ou pelo cabo. “O Globoplay integrará isso tudo, de maneira que o consumidor não perceba por qual camada física e de rede chega o conteúdo”, disse Barros.
Para que essa estrutura funcione, a Globo fechou no início do ano uma parceria com o Google, transferindo toda a sua base operacional para a nuvem. “A essência do movimento é o acesso a ferramentas avançadas que uma empresa de mídia não tem como bancar sozinha”, diz.
FONTE: Tela Viva
Temas relacionados:
Globo investe para criar a “TV do futuro”
TV 3.0 brasileira terá apps em vez de canais
Primeiro monitor smart foi pensado para a vida em home office