Mostradas pela primeira vez na edição 2022 da CES, as TVs QD-OLED – híbrido das tecnologias de pontos quânticos e de leds orgânicos – voltam a ser atração no evento. No gigantesco estande da Samsung, os visitantes estão tendo a oportunidade de ver maior variedade de tamanhos: 34, 49, 55, 65 e 77 polegadas.
Em suas apresentações, executivos da empresa coreana procuram destacar as vantagens de combinar as duas tecnologias que até pouco atrás eram rivais. Com o uso de algoritmos de última geração, os painéis híbridos produzem imagens ainda mais impactantes nas demonstrações, sendo o principal deles chamado IntelliSense AI.
Segundo a Samsung, esse algoritmo consegue analisar em tempo real mais detalhes de cada pixel, otimizando a reprodução como um todo. Também foram obtidos avanços no material de que são feitos os leds orgânicos, que a empresa denomina HyperEfficient EL (emitting-layer), produzindo maior luminosidade em cada pixel: até 2.000 nits (candelas por centímetro quadrado), mais que o dobro dos modelos lançados em 2022.
Além disso, os leds agora têm maior capacidade de controlar a emissão de luz azul, o que é reforçado pela película de pontos quânticos (QD) que reveste o painel. Isso resulta não só em imagens mais brilhantes, mas também em cores mais bem definidas.
Ainda de acordo com a Samsung, as novas TVs QLED – que ainda não têm previsão de lançamento no Brasil – consomem 25% menos energia, graças aos avanços nos processadores e nos materiais utilizados para produção dos painéis.