Uma das novidades da Samsung nesta CES foi a ampliação da plataforma de automação SmartThings. A princípio apenas um aplicativo para acionar dispositivos inteligentes, essa solução ganha novos poderes nas TVs e demais aparelhos da marca coreana em 2023.
O principal deles tem o nome de SmartThings Station: trata-se de um hub (foto) desenhado para tornar mais rápido e prático o acionamento de todos os dispositivos do usuário. No caso das TVs Samsung que vêm com o app SmartThings instalado, será possível localizar facilmente todos eles e criar rotinas, por exemplo, para ver filmes – com um toque no controle da TV ou no celular, as luzes se apagam, as cortinas se fecham e o ar-condicionado se ajusta a uma temperatura pré-determinada.
“Automação é algo que não deve ser complicado”, disse Jaeyeon Jung, vice-presidente responsável pela área de automação na Samsung. “O número de dispositivos smart está aumentando rapidamente, e ainda mais agora com a chegada do padrão Matter (detalhes aqui). Nossos produtos agora terão total compatibilidade com essas inovações”.
Em seu estande na CES, a Samsung montou um espaço para demonstrar os benefícios do hub SmartThing Station. Ao ligar seu smartphone Galaxy, o usuário vê na hora uma mensagem orientando o acesso a seus dispositivos smart, que poderá ser feito também através de QR Code pela câmera do celular.A lista de itens que podem ser acessados inclui lâmpadas, cortinas, termostatos, ar-condicionado, eletrodomésticos, tomadas etc. O hub passa a funcionar como uma espécie de servidor de automação. O acessório possui um botão SMART para ativar as rotinas definidas através do app SmartThings, o que pode ser feito também quando o usuário está fora de casa.
A Samsung irá fornecer ainda um acessório para recarga rápida do hub. Segundo a empresa, qualquer aparelho compatível com o padrão Matter, independente de marca, poderão ser acionados dessa forma. Todos os produtos smart da Samsung lançados a partir de 2023 terão essa compatibilidade.