O condicionador de energia é fundamental em sistemas de áudio e vídeo, para garantir proteção contra surtos ou picos de voltagem causados por problemas na rede elétrica ou descargas atmosféricas. Esse aparelho também “limpa” a energia de ruídos transitórios, que podem interferir no som e na imagem.
A AAT (Advanced Audio Technologies) é um dos fabricantes nacionais com a maior linha de condicionadores (10 opções) de diferentes capacidades, recursos e tomadas. Um dos modelos mais acessíveis é o PWC-2, que nossa equipe já conhece muito bem por ser um dos equipamentos utilizados como referência em nossos testes.
Disponível em 120 volts com potência de 1.900W (2.500W em 220V), o PWC-2 tem gabinete slim, de 4,5cm de altura, todo em metal e com a mesma largura da maioria dos receivers (rack padrão 19”). No painel em alumínio, o display numérico exibe um voltímetro digital microprocessado, que monitora a tensão da rede em tempo real.
O painel frontal é serigrafado, com cinco leds indicando se o aparelho está em funcionamento, em modo de proteção ou com aterramento ativado; tem ainda botão liga-desliga tipo push-pull e tomada de energia auxiliar.
9 TOMADAS PROTEGIDAS
Assim como na tomada auxiliar do painel frontal, o AAT PWC-2 tem na traseira uma tomada Always On, com alimentação permanente – não pode ser interrompida nem pelo botão Power (há outras sete tomadas, só que chaveadas). Essas sete podem ser ligadas e desligadas pelo botão frontal no aparelho.
Segundo a AAT, seu circuito 3-Mode Power Guard é o responsável pela proteção das nove tomadas contra subtensão, sobretensão, sobrecarga e curto-circuito, nos três modos: Fase e Neutro, Fase e Terra, Neutro e Terra. Pode ainda evitar surtos vindos pela rede de telefonia (RJ-11), conexão LAN (RJ-45) e de TV a cabo ou antena (coaxial).
Com capacidade máxima de 8 ampères, o primeiro banco de quatro tomadas é indicado para proteger TVs, players de discos e de streaming. Isso porque trabalha com filtros específicos, chamados de Pure AC, para limpar e proteger a energia que alimenta equipamentos digitais.
O segundo banco de cinco tomadas (também 8A), incluindo as duas Always On, é destinado a aparelhos analógicos, como amplificador, subwoofer, toca-discos de vinil etc. Caso haja mais produtos digitais do que analógicos, as tomadas Always On poderão alimentá-los, porém com uma pequena perda de eficiência na filtragem, de acordo com a AAT.
AVALIAÇÃO: APENAS UMA QUEIMA DE FUSÍVEL
Utilizamos o PWC-2 por cinco anos em testes com TVs de até 65”, videogame, soundbar, amplificadores compactos e players de streaming, além de desktop e monitor ligados diariamente. Ao contrário de muitos condicionadores, esse consome pouca energia (0,5W).
Anos atrás, tivemos um problema de sobretensão causado por árvore caindo sobre fios na rede elétrica, em uma tarde de forte chuva. Felizmente, a preocupação durou apenas algumas horas: no restabelecimento da energia, constatamos que os equipamentos não sofreram danos.
O incidente provocou apenas a queima do fusível de segurança (20A) do condicionador, apesar de ligado a uma tomada devidamente aterrada. Essa é uma recomendação imprescindível de fabricantes desse tipo de produto, para garantir maior eficiência da proteção e filtragem de ruídos. Após a substituição do fusível, localizado em sua traseira, o PWC-2 voltou a funcionar com total confiabilidade.
Outra ocorrência, mais recente, foi causada por subtensão, devido ao mau funcionamento do transformador (sobrecarregado) da concessionária de energia. Durante quase uma semana, em horários de pico a tensão oscilava entre 80V e 116V, conforme mostrava o display do condicionador, que por medida de segurança desligava todas as tomadas.
Quando a rede voltava aos parâmetros normais de tensão, entre 90V e 140V, o aparelho novamente ligava suas tomadas. Em outras palavras, passa maior segurança em manter nossos equipamentos de AV e até o computador ligado ao PWC-2, mesmo durante tempestades e variações na rede elétrica.
Recentemente, a linha de condicionadores de energia da AAT foi atualizada, ganhando modelos de segunda geração. A principal diferença é que, agora, todos os produtos também incluem proteção para redes GIGABIT LAN, atendendo às novas demandas de velocidade da internet.
FICHA TÉCNICA
MODELO: Condicionador de Energia AAT PWC-2 (120V) POTÊNCIA: 1.900W CORRENTE MÁXIMA: 16 Ampères CONSUMO: 0,5W DIMENSÕES (L x A x P): 43 x 4,5 x 21cm PESO: 3kg GARANTIA: 1 ano PREÇO: sob consulta FABRICANTE: Advanced Audio Technologies (aataudio.com.br) |