Apesar das dificuldades geradas pela crise econômica, com impacto na logística da indústria em geral, o mercado mundial de caixas acústicas continua em expansão. É o que mostra uma pesquisa da consultoria americana Dealerscope, que aponta para este ano um crescimento de 6,7% nas vendas dos fabricantes.A pesquisa abrange desde as caixas acústicas convencionais até subwoofers, soundbars, caixas de teto e parede e modelos para uso outdoor. Após um faturamento global de US$ 7,25 bilhões em 2022, a previsão é de chegar a US$ 7,74 bi este ano e continuar crescendo à média de 4,9% até 2027, quando o total de vendas deverá atingir US$ 9,35 bilhões.
Segundo a Dealerscope, o principal fator que sustenta as vendas de caixas acústicas é o crescente investimento dos consumidores no entretenimento doméstico. A pesquisa apontou queda no interesse por systems de áudio e também TVs e computadores com alto-falantes embutidos.
Com a ampla variedade de modelos no mercado, a maioria dos consumidores está elevando a preocupação com a qualidade sonora, e se mostra disposta a gastar mais com áudio. Outra tendência observada no estudo é a maior preferência por soluções sem fio.
A pesquisa foi realizada simultaneamente em 12 países: Brasil, EUA, França, Alemanha, Reino Unido, Russia, Austrália, China, Indonésia, Japão, India e Coreia do Sul. Entre as marcas que mais aparecem nesses mercados, estão Bose, Harman/JBL, Bowers&Wilkins, Klipsch, KEF, Sonance e Yamaha.
Para ver mais detalhes da pesquisa, clique aqui.
FONTE: Dealerscope
Temas relacionados:
Som em 3D: entenda o conceito de áudio imersivo
Pesquisa indica aumento de 70% nas vendas de TVs 8K nos EUA