Comentamos dias atrás sobre a tecnologia NanoLED, que por enquanto é apenas uma ideia, mas a realidade presente é que já estão chegando ao mercado as linhas 2023 de algumas marcas. A TCL foi a primeira a revelar o que irá lançar até o fim do ano, com ênfase especial nos modelos MiniLED. Estão programadas duas séries: C845 (foto), em 65″ e 75″, e X945, de 85″, todas com película de pontos quânticos (QLED) e frequência de 120Hz. A X945 virá especificada com 5.000 nits de luminosidade, mais de cinco vezes a média das atuais TVs top de linha das principais marcas.
No evento de lançamento, em março, conversamos com executivos da marca chinesa, que confirmaram a estratégia de oferecer esses TVs, classificados como “premium”, a preços abaixo da concorrência. Independente das incertezas políticas e econômicas que o país vive, o grupo mantém o plano de aumentar seu market-share no mercado brasileiro: hoje, disputa com a LG o segundo lugar.
Além dos recursos de imagem e som, um dos trunfos da TCL é sua parceria com o Google. Suas principais TVs utilizam o sistema operacional Google TV (ao lado), que é bem superior ao tradicional Android TV (este, aliás, deve ser desativado em breve). Google TV não é uma mera adaptação de uma plataforma de celular, como seu antecessor, mas uma solução totalmente pensada para uso em TVs. Rivaliza em fluidez e agilidade com o Tizen, da Samsung, e o webOS (LG).
No evento de março, a TCL anunciou também sua entrada no concorrido segmento de linha branca, com refrigeradores e máquinas lava-seca. Também irá aumentar sua oferta em ar-condicionado (acaba de inaugurar para isso uma fábrica em Manaus, com a meta de produzir 500 mil unidades por ano) e celulares, além de lançar um tablet inovador (NXTPAPER 12 Pro) e um óculos de realidade virtual (Smartglass NXTWEAR S: assista ao vídeo).