Caixas acústicas sem fio são atualmente o produto de áudio mais procurado em todo o mundo, revela a mais recente pesquisa da consultoria internacional Futuresource, com sede na California. No primeiro trimestre deste ano, as vendas desse item chegaram a 3,4 milhões de unidades, representando faturamento de US$ 440 milhões para os fabricantes, um aumento de 710% sobre um ano atrás. Com a expansão dos sistemas de multiroom e dos comandos por voz, a estimativa é de que esse segmento irá crescer ainda mais até o final deste ano.
“É uma grande surpresa para quase todo mundo”, diz Rasika D’Souza, analista senior da Futuresource que participou do levantamento. “Um ano atrás, ninguém imaginava que isso pudesse acontecer. O fabricante que conseguir dominar esse mercado irá se comparar com o fenômeno da Microsoft, na época do lançamento do Windows, e da Apple com o iPod”, diz ela.
No mercado americano, as vendas de caixas acústicas sem fio já representam mais de 30% do setor de áudio. A estimativa dos pesquisadores é de que até 2021 atinjam mais de 50%. A especialista diz a disputa no segmento de assistentes pessoas (VPAs) está se acirrando entre Amazon, Apple, Google e Microsoft, o que deve aumentar a demanda pelas caixas smart, que podem ser acionadas por voz. “Não estamos falando apenas de comandar os aparelhos residenciais”, acrescenta outro analista da Futuresource, Simon Bryant. “Os VPAs tendem a ser a interface mais importante para todos os usuários, inclusive nas empresas, nos automóveis e em espaços públicos. Talvez seja a maior oportunidade de negócio desta década”.
FONTE: Futuresource
Temas relacionados:
Fabricantes adotam Chromecast para home theater sem fio
Amazon entra no segmento smart home com serviço de consultas
Semp TCL traz TVs 4K HDR com tecla Globo Play
Comando de voz chama a polícia e evita tragédia nos EUA