Veja aqui as melhores séries disponíveis nas principais plataformas, por Paulo Gustavo Pereira*.
LUPIN
Gênero: policial (3 temporadas, 17 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Chega a sua terceira temporada a recriação moderna de um dos grandes personagens da literatura policial, Arsene Lupin, o Ladrão de Casaca. O personagem foi criado em 1905 pelo escritor francês Maurice Leblanc. Um ladrão de joias muito sofisticado, mas com senso moral diferente de outros criminosos, quase uma versão francesa de Robin Hood. A série mostra nos dias atuais as aventuras de Assane (Omar Sy), um dos maiores ladrões de joias do mundo e mestre dos disfarces. Ele aprendeu o ofício através do livro sobre Arsene Lupin, que o pai lhe deu quando criança. Assane usa esse seu talento para vingar a prisão injusta do pai, preso por supostamente roubar joias da casa onde trabalhava como jardineiro. Na 3ª Temporada, ele se vê com um problema pessoal: desistir da vida de crimes e cuidar da família, ou levar sua ex-esposa e o filho para viver em outro país. Um dos pontos altos da série, além de uma história muito bem contada pelo roteirista britânico George Kay (de Sequestro no Ar), destaca-se o trabalho de Omar Sy, ator de origem senegalesa, com um talento nato para esse papel. Curiosidade: depois do sucesso em Intocáveis (2011), Sy virou astro em filmes como Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015), Transformers: O Último Cavaleiro (2017) e Jurassic World Domínio (2022).
O CONTINENTAL: DO MUNDO DE JOHN WICK
(The Continental: From the World of John Wick)
Gênero: policial (1ª Temporada, 3 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Um dos diferenciais dessa produção inspirada no sucesso estrelado por Keanu Reeves é o fato de que são apenas três episódios, com cerca de 90 minutos cada, ou seja, o mesmo formato de Sherlock (HBO e Prime Video), estrelada por Benedict Cumberbatch. A série conta como Winston, personagem vivido no cinema por Ian McShane, se transformou no gerente do The Continental, hotel onde assassinos profissionais do mundo podem se hospedar, receber missões etc., sem serem incomodados. O jovem Winston, agora feito por Colin Woodell, recebe a missão de localizar seu irmão, acusado de roubar um item importante do hotel. Algo que poderá afetar toda a operação dirigida por O’Connor, papel de Mel Gibson em seu primeiro trabalho na televisão desde os anos 70. Os três episódios seguem a linha dos filmes, com cenas de lutas bem coreografas e seus inevitáveis banhos de sangue que acontecem nelas. Um prelúdio muito eficiente para quem gostou dos filmes de John Wick.
INVASÃO (Invasion)
Gênero: ficção científica (2 temporadas, 20 episódios)
Onde assistir: Apple TV+ (trailer)
Esta é uma visão diferente sobre uma invasão alienígena hostil, imaginada pelos roteiristas Simon Kinberg e David Weil e que lembra o clássico Além da Imaginação. Forças de outro planeta chegam com intenção de conquistar a Terra. Toda a invasão é vista através dos relatos de cinco pessoas em cinco locais diferentes do mundo. Enquanto o caos está ao redor do planeta, essas cinco pessoas podem ser a chave para que a Terra tenha uma chance de sobreviver. A grande sacada da série é não ficar no óbvio, mostrando criaturas extraterrestres atacando humanos e os contra-ataques tradicionais. Como a história se desenrola através de cinco pontos de vistas diferentes, cada episódio é uma nova situação tensa. A 2ª Temporada se passa 121 dias após a invasão. Ela vai expandir a crise, mostrando os personagens cada vez mais próximos de uma solução para enfrentar os invasores alienígenas.
NÃO ESTOU MORTA
(Not Dead Yet)
Gênero: comédia (2 temporadas, 14 episódios)
Onde assistir: Star+ (trailer)
Depois de passar mais de cinco anos com seu namorado em Londres, a jornalista Nell volta para os EUA e arruma emprego no mesmo jornal onde começou a carreira, só que agora na coluna de necrológios! Mesmo com a frustração da separação e de não estar trabalhando em assuntos mais importantes, ela decide ser profissional ao escrever sobre pessoas que morreram. Para sua surpresa, Nell começa a interagir com os espíritos dos falecidos. A cada novo texto, ela vai conhecendo a vida e os dramas de pessoas que até poderiam ser suas amigas… se não estivessem mortas. Uma série leve e bem divertida, com a talentosa Gina Rodriguez, que fez Jane – a Virgem.
PHYSICAL
Gênero: drama (3 temporadas, 30 episódios)
Onde assistir: Apple TV+ (trailer)
Nos anos 80, uma dona de casa frustrada descobre na ginástica aeróbica uma forma de fugir de seu mundo sem perspectivas. A série narra sua mudança de personalidade, culminando com o lançamento de um vídeo com aulas de Sheila, espelhada na famosa série Workout, feito pela atriz Jane Fonda. Na 3ª e última temporada, Sheila enfrenta os novos desafios de conciliar a vida doméstica com a produção dos vídeos, enquanto cresce a tensão do relacionamento com o marido, que está concorrendo a uma vaga no Senado da Califórnia. Rose Byrne, a atriz principal, foi vista em sucessos como X-Men: Apocalipse (Disney+) e Mrs. America (Star+).
NOSSA BANDEIRA É A MORTE
(Our Flag Means Death)
Gênero: comédia (2 temporadas, 18 episódios)
Onde assistir: HBO Max (trailer)
O ano é 1717, e o tédio parecer ter se apossado da vida do lorde inglês Bonnet. Questionando seu papel na sociedade britânica da época, ele decide fazer algo radical: comprar um navio pirata e singrar pelo Caribe, saqueando e atacando navios na região. Para isso, tem que fazer sua tripulação acreditar que ele possa ser um verdadeiro capitão pirata. Assim é essa divertida sátira ao modo de vida dos piratas, criada pelo roteirista David Jenkins, responsável por People of Earth (Prime Video), outra comédia sobre a vida inteligente(?) fora da Terra. Uma das atrações aqui é Bonnet, bem interpretado por Rhys Darby, que atuou no filme O que Fazemos nas Sombras (MUBI, 2014), que satiriza os vampiros. Suas tentativas de ganhar o respeito da tripulação mal-educada e interesseira são os melhores momentos dos episódios.
IRMÃOS DE GUERRA
(Band of Brothers)
Gênero: guerra (1 temporada, 10 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Dois anos depois do sucesso de O Resgate do Soldado Ryan (Globoplay), Steven Spielberg e Tom Hanks decidiram homenagear os soldados aliados e seu trabalho após a invasão da Normandia, em 1944. Para isso, pegaram um livro do jornalista Stephen Ambrose sobre os homens da Easy Company do 506º Regimento dos EUA, considerada um dos melhores grupos de fuzileiros do mundo. Nascia em 2001 esta premiada série, cujo título foi retirado de William Shakespeare no clássico Henrique V. A produção ganhou o Emmy de Melhor Minissérie, Melhor Elenco e Melhor Direção. Inclui depoimentos de vários integrantes da Easy Company, que foram entrevistados por Ambrose para o livro. Sem dúvida, é um dos melhores relatos sobre a 2ª Guerra desde o clássico O Mais Longo dos Dias (1962) e, claro, Resgate do Soldado Ryan (1999).
ESPÍRITOS NA ESCOLA
(School Spirits)
Gênero: suspense (2 temporadas, 9 episódios)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)
O roteiro desta série lembra muito os filmes de suspense que se passam em escolas americanas. A estudante Maddie (Peyton List, de Cobra Kai) chega para conhecer seus novos colegas e descobre que todos na classe morreram. Ela não sabe como ela chegou ali, mas sabe que também está morta. Seu desafio agora é tentar descobrir como foi assassinada e quem cometeu o crime. Misturando suspense e humor negro, a série é inspirada numa graphic novel escrita e desenhada por Megan e Nate Trinrud e Maria Ngyen, que também fizeram a adaptação.