Após lançar, em meados de 2023, sua primeira TV com painel OLED (S90C), em versões de 55 e 65 polegadas, a Samsung entregou às lojas em novembro a versão ampliada dessa TV, com 77”. Com isso, a empresa reforçou sua aposta na tecnologia de leds orgânicos, quase dez anos depois de suspender a fabricação desse tipo de painel alegando que a tecnologia ainda não estava madura.
Para se diferenciar dos demais fabricantes, a empresa coreana desenvolveu uma tecnologia “híbrida”, que combina o painel OLED com sua película de pontos quânticos (QLED). A S90C recebeu muitos elogios por atingir excelentes níveis de contraste e profundidade de preto (como as melhores TVs OLED) e, ao mesmo tempo, oferecer imagens brilhantes otimizando a gama de cores (atributos das QLED).
Dolby Atmos pelo Wi-Fi
Embora com acabamento minimalista, sem caixa de conexão OneConnect nem sistema de áudio aprimorado por vários falantes, a S90C oferece diversos recursos das TVs top de linha da Samsung. Compatível com áudio Dolby Atmos sem fio e imagens HDR10+, traz o mais avançado processador 4K da marca (Quantum 4K) e recursos de última geração para games.
Com menos de 0,5cm de espessura em sua parte mais fina, a tela da S90C possui baixo reflexo e bordas bastante finas (0,7cm). Na traseira, o painel é revestido em metal, tendo ao centro um gabinete de plástico onde ficam as conexões, ampliando sua espessura para 4cm (clique aqui para ver o vídeo que fizemos em nossa sala de testes).
A base tem pés de plástico encaixáveis, o que dispensa parafusos, sobre uma chapa de metal e é de fácil montagem – o gabinete fica bem estável. Só que o acessório não foi desenhado para esconder o cabeamento, o que compromete um pouco o visual se a TV não for instalada na parede. O Slim Wall Mount, suporte de parede ultrafino da Samsung, vendido separadamente, é compatível com esse modelo.
As quatro entradas HDMI 2.1 disponíveis aceitam sinal 4K com HDR10 ou HDR10+ na frequência de 120Hz. Há duas entradas USB, uma delas para alimentar um HD externo. A conexão Bluetooth 5.2 tem suporte de áudio duplo, capaz de transmitir sinal para dois fones de ouvido diferentes.
Controle solar e aplicativo
O controle remoto SolarCell não utiliza pilhas, pois sua bateria é recarregada automaticamente pela luz ambiente ou por rádio-frequência, que pode ser o sinal do roteador. Há ainda a opção de recarregar o controle via cabo USB-C, como um celular. Curiosamente, o acessório é menor que os controles das TVs Neo QLED 2022 e pode facilmente se perder entre as almofadas do sofá.
Diferente da maioria dos controles oferecidos com TVs, o SolarCell opera por IR ou Bluetooth, com alcance de qualquer ponto da sala, mas precisa ser pareado com a TV. Possui microfone para os comandos dos assistentes de voz (Alexa e Bixby) e teclas de atalho para Netflix, Prime Video, Globoplay e TV Plus, esta a plataforma de conteúdos gratuitos da Samsung.
Outra opção para acionar a S90C é o aplicativo SmartThings, exclusivo da Samsung, com teclas diretas para todos os serviços de streaming e as fontes de sinal conectadas. Intuitivo, o app facilita buscas no YouTube, escolha e download de imagens em movimento para o Modo Ambiente e espelhamento do celular na TV (Smart View). Também permite calibragem inteligente, que pode ser feita em menos de três minutos usando a câmera do celular. Quem possui eletrodomésticos compatíveis da Samsung pode controlá-los pelo mesmo app.
TV na automação da casa
É possível ainda definir “cenas” de automação com rotinas programadas em lâmpadas, câmeras e sensores de diferentes marcas, desde que compatíveis com a plataforma SmartThings ou com o padrão Matter. O recurso Hands-free da OLED Samsung é ativado ao se dizer “Alexa” ou “Bixby”, sem necessidade do controle. Executa funções básicas do aparelho, pesquisas no YouTube e acionamento de dispositivos de automação. Em nossos testes, as respostas aos comandos nem sem sempre foram rápidas.
Funcionando como uma central de entretenimento, o sistema operacional Smart Hub Tizen, reestilizado em 2022, preenche a tela com guias laterais que separam os acessos a Jogos e Mídias. Chamou nossa atenção que, mesmo após 30 dias de testes, o sistema de recomendação desse hub ainda estava muito distante de nossas preferências.
De qualquer modo, a interface é amigável e bem responsiva. Uma vez logado com uma conta Samsung, o usuário baixa apps e navega pelas indicações de filmes e séries dos principais serviços de streaming, além do TV Plus e seus mais de 60 canais. Na guia Gaming Hub, ficam os apps das plataformas Xbox Game Pass e Nvidia GeForce Now com mais de 1.600 títulos (alguns gratuitos), sem necessidade de console.
Também nessa área o usuário decide se quer reproduzir suas playlists do Spotify, vê tutoriais que ensinam a conectar os controladores, acessar jogos e recursos adicionais. Existem ainda as guias de Buscas e Ambient, com belas imagens para baixar, que também podem ser escolhidas via app.
Games sem console em 144Hz
Fora do Smart Hub, a S90C exibe a já tradicional barra que pode ser “chamado” com qualquer conteúdo. Pode-se acessar rapidamente o Multi View (divide a tela com dois conteúdos – veja abaixo), pareamento de dispositivos Bluetooth, seleção de saída de som (HDMI eARC, óptica, Wi-Fi, Bluetooth) e ajustes de imagem e som.
Vale lembrar que a TV OLED da Samsung utiliza a frequência de 120Hz para conteúdos de streaming e também na conexão aos consoles Xbox One X e PS5. Se tiver um PC gamer, o usuário poderá também acessar games em 4K a 144Hz. O suporte à taxa de frequência variável (VRR) com a tecnologia FreeSync Premium permite melhor fluidez nos jogos.
O Modo Jogo habilita uma barra de jogo que mostra em tempo real parâmetros como resolução, taxa de quadros, atraso de entrada etc. E possibilita acesso rápido às configurações de imagem e som, modos de acordo com o tipo de disputa (RPG, Esportes etc), ponto de mira virtual e formatos de tela ultrawide até 32:9 (esta no caso de PC gamer).
Muito brilho e saturação das cores
O processador 4K da Samsung utiliza o processo de redes neurais para ajustar o som e o brilho das imagens de cada conteúdo de acordo com o ambiente. Os algoritmos da função Modo Inteligente melhoram a nitidez e realçam a riqueza de cores nos programas de TV, esportes, filmes e séries, só que entregando brilho e saturação às vezes exagerados, mesmo no escuro.
Uma alternativa é desativar o Modo Inteligente e optar por um dos cinco ajustes prontos de fábrica, em especial Filme ou Filmmaker. O menu de configurações avançadas é idêntico ao de outras TVs Samsung, mas há opções que ajudam a intensificar ainda mais as cores e o brilho das imagens, o que pode ser útil assistindo TV durante o dia. Para conteúdos HDR10, consegue-se usar os ajustes Pico de Brilho e Mapeamento de Tons HDR.
Como qualquer TV OLED, a S90C traz os principais recursos para garantir a proteção do painel, como deslocamento de pixels em intervalos regulares, ajuste de brilho em logotipos e atualização de pixels, a fim de evitar retenção permanente de imagens (burn-in).
Testando a TV com soundbar
A S90C traz falantes posicionados abaixo da tela, com som não muito alto (40W), similar à maioria das TVs. Por isso, realizamos os testes com a versão 55” utilizando uma soundbar Q800C fornecida pelo fabricante. É uma soundbar Dolby Atmos que vem com subwoofer sem fio de 8” e se comunica com a TV via Bluetooth ou Wi-Fi.
Utilizando o modo de som “Amplificar” da TV, notamos que os níveis de distorção são bem aceitáveis, mesmo em volume máximo. Mas a qualidade do áudio foi obviamente turbinada pela soundbar de 5.1.2 canais. Experimentamos o recurso “Som Adaptado+”, que usa os falantes da TV e da soundbar para criar o que a Samsung chama de sincronia sonora (Q-Symphony). E ouvimos as trilhas Dolby Atmos e Dolby Digital Plus 5.1 literalmente “viajarem” ao redor da tela.
Com sons de natureza (animais, corredeiras, trovões etc.), muitos diálogos e uma trilha musical bem orquestrada, assistimos a trechos do filme Jungle Cruise (Dolby Atmos, Disney+) numa atmosfera envolvente. Pelo controle remoto da soundbar ou pelo app Smart Things, foi fácil alterar os modos de som, ajustar graves e agudos, volume dos canais etc.
A soundbar Q800C pode receber uma fonte HDMI com sinal 4K HDR10+ a 60Hz. Além da conexão HDMI eARC, aceita sinais Dolby Atmos também por Wi-Fi com algumas TVs compatíveis da Samsung, como a S90C. Constatamos que o Dolby Atmos sem fio manteve o nível de volume e qualidade da conexão HDMI.
Detalhes nas cenas escuras
Para verificar o desempenho da OLED Samsung, assistimos a várias cenas escuras de Game of Thrones (como o episódio “Long Night”, da 8ª temporada), A Casa do Dragão (episódio “Driftmark”) e o filme Batman 2022 (todos da HBO Max). Pode ser complicado para a maioria das TVs, mas nem tanto para uma OLED.
Com seus mais de 8 milhões de pixels que fazem dimerização automática, a S90C revelou formas e texturas com precisão, tanto na batalha entre os humanos e os White Walkers, de Thrones, quanto na inusitada cena da praia de A Casa do Dragão.
Vimos ainda detalhes que em outras TVs passam despercebidos, como objetos na casa do Batman e até a armadura do super-herói. Outro destaque atribuído a esse painel OLED com película QLED é a reprodução de cores intensas e brilhantes até nas cenas escuras, como ficou evidente com os efeitos luminosos na noturna Gotham City.
Como em outras TVs OLED, tivemos excelente uniformidade de brilho e de preto em toda a área da tela, sem qualquer ponto de vazamento nem luz irradiada em torno das legendas. Em tempo: as TVs Samsung aceitam imagens com metadados dinâmicos em HDR10+, disponíveis no Prime Video e Apple TV+, mas não em Dolby Vision, hoje presente na maioria dos serviços.
Além do brilho intenso, incomum para uma TV OLED, a riqueza de cores e o equilíbrio na saturação surpreenderam, dispensando calibragem adicional, embora com sutil predominância de tons verdes. Conseguimos assistir à série The Last of Us (HBO Max) e ao filme Avatar: O Caminho da Água (Disney+) com a sala parcialmente iluminada, sem prejuízos severos à fidelidade de cores. Também a partir de ângulos laterais desfavoráveis, a qualidade da imagem se manteve consistente, como se estivéssemos de frente para a tela, com brilho e cores surpreendentes.
© HOME THEATER & CASA DIGITAL
Slideshow
FICHA TÉCNICA
TV Samsung OLED S90C Taxa de atualização: 144Hz Conexões: 4 HDMI 2.1 (1 eARC), RF, 2 USB, LAN, Wi-Fi (dual band), WiFi Direct, AirPlay 2, Bluetooth 5.2 e óptica Potência de áudio: 40W Dimensões (L x A x P): 122 x 77 x 26,6cm (com base); 4cm de espessura (sem base) Peso: 18,2kg (com base); 16,2kg (sem base) Consumo: 320W (máximo) Preços sugeridos: 55”, R$ 6.943; 65”, R$ 11.399; 77”, R$ 21.896. Soundbar HW-Q800C Potência total: 360W – 30Wx3 + 20Wx4 + 10Wx3 (subwoofer, 160W) Canais: 5.1.2 Processadores: Dolby (Atmos, TrueHD, Plus), DTS (X, HD MA, HD HR), LPCM 8CH Conexões: 2 HDMI (1 eARC), óptica, Wi-Fi (dual band), AirPlay 2, Tidal Connect, Spotify Connect, Bluetooth Dimensões (L x A x P): 111 x 6 x 12cm (soundbar); 21 x 40 x 40cm (sub) Peso: 5,1kg (soundbar), 9,8kg (sub) Consumo: 67W (total) Preço sugerido: R$ 3.229 Fabricante: www.samsung.com.br |