Por enquanto fora da disputa pelo segmento de TVs OLED, a TCL está mostrando na CES 2024 que reforça sua aposta na tecnologia MiniLED. Seus três principais lançamentos no evento são TVs que exibem a nova geração desses painéis, que utilizam leds até 40x menores que os convencionais para atingir níveis inéditos de brilho.
A nova top de linha da marca chinesa, que deve chegar ao mercado em meados do ano, é a TV MiniLED X955. Pelas especificações divulgadas, passa a ser o modelo com maior quantidade de zonas de dimerização traseira (Full-array Local Dimming): nada menos do que 5.184! O número exato de leds depende do tamanho do painel (a X955 deverá sair em versões de 85” e 98”).
A maior quantidade de zonas, cada uma delas gerenciada individualmente pelo processador da TV, indica melhor controle sobre a intensidade luminosa do painel, resultando em imagens mais contrastadas e também cores mais firmes. Sem contar que o total de luz do backlight sobe significativamente: até 5.000 nits, diz o fabricante.
Quando se pensa na reprodução de imagens codificadas em Dolby Vision ou HDR10+, esses fatores causam uma boa diferença. A X955 pertence à categoria QD-MiniLED, unindo o backlight de minileds com a película de pontos quânticos, já usada nas TVs TCL mais avançadas de 2023.
Além disso, a fabricante chinesa está exibindo na CES os modelos C955 (65”, 85” e 98”), também com essa película, e C755 (a partir de 50”) – a é primeira especificada em e 2 mil zonas e 2.000 nits de pico. Todas virão ainda com áudio Dolby Atmos fornecido pela Onkyo, que pertence ao mesmo grupo.
Para o mercado americano, a grande atração da TCL na CES 2024 é a TV 4K QM89 (foto), também QD-MiniLED, só que com 115 polegadas. É até agora a maior TV dessa categoria. Ainda não há previsão sobre o lançamento desse modelo no Brasil.
Veja neste link outros produtos e inovações lançadas na CES 2024.